Trending News

Notícias

Notícias

Especialistas alertam para os riscos de dirigir e usar o celular 

Especialistas alertam para os riscos de dirigir e usar o celular

Celular no trânsitoA cada hora, quatro motoristas são flagrados falando ao celular

Com o avanço da tecnologia, o celular já é considerado um item crucial na rotina. O problema é que algumas pessoas não conseguem ficar longe do aparelho nem mesmo quando estão dirigindo.

De acordo com o Detran (Departamento de Trânsito do Distrito Federal), a cada uma hora, quatro motoristas são flagrados falando ao celular.

Artur Moraes, especialista em transportes públicos, alerta para os riscos de dirigir e usar o celular ao mesmo tempo.

— O que um embriagado pode causar no trânsito é o mesmo que pode causar uma pessoa que fala ao celular enquanto dirige.

Falar ao telefone e dirigir ao mesmo tempo dá multa de R$ 85,13 e 4 pontos na carteira e é considerada infração média. Mas, por conta de um artigo no Código de Trânsito Brasileiro, a punição poderá ser alterada. A nova norma diz que infrações leves ou médias, poderão resultar em advertência por escrito, em vez de multa para o motorista.

A regra só vale para o motorista que não cometeu a mesma infração nos últimos 12 meses. O especialista discorda da nova norma e afirma que, caso entre em vigor, os acidentes de trânsito poderão aumentar.

— Gera uma sensação de impunidade e tem muitas infrações que põem em risco a vida das pessoas e mostram a falta de educação dos motoristas que podem ser beneficiados. Por exemplo,  quem estacionar na vaga de idoso, vai ser beneficiado. Isso é não ter educação. Jogar qualquer coisa pela janela coloca em risco a vida de outras pessoas em risco. É prejudicial para o trânsito.

Fonte: R7 Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *