Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de julho de 2024

Estresse é um dos vilões para a segurança no trânsito


Por Talita Inaba Publicado 01/11/2012 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h59
Ouvir: 00:00

Dia a dia, é possível se deparar com situações que podem deixar os condutores irritados ou nervosos e até provocar acidentes.

A psicóloga do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Marilyn Lyra explica que o estresse no trânsito tem duas principais causas. “O trabalho e as demais ocupações tornam a rotina dos condutores bastante corrida. Então, as pessoas andam com pressa. Além disso, há excesso de carros nas ruas”, explica.

A universitária Pryscila Thays Cardoso conta que, como a maior parte dos motoristas, já passou por várias situações estressantes no trânsito. “Peguei muito congestionamento quando saía do trabalho e ia para a faculdade – motoristas buzinando, fazendo conversões erradas. É preciso ter paciência, porque não adianta buzinar para os outros motoristas”, recomenda.

A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, considera que o problema é muito complexo. “Muitas pessoas andam com pressa, têm problemas em casa ou no trabalho e acabam descontando isso no trânsito, tornando-se agressivas com os motoristas ou com quem está no veículo, buzinando quando o tráfego está lento e fazendo manobras proibidas”, diz.

A diretora lembra que é preciso se adaptar às diversas situações no trânsito. “O condutor, sabendo dos horários de pico, deve sair de casa com antecedência, para que não haja atrasos, escolher rotas alternativas, andar sempre com cuidado, redobrar a atenção e respeitar o trânsito.”

Para auxiliar os motoristas que trafegam diariamente, o Detran, em parceria com a Rádio Aldeia FM, transmite o Boletim de Trânsito. Em três horários diferentes – 8 horas, 11h30 e 17h -, os agentes da autarquia informam sobre a movimentação de veículos nas principais ruas e avenidas da capital e comunicam sobre congestionamentos ou acidentes.

Fonte: Agência de notícias do Acre

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *