06 de dezembro de 2025

Perdi minha CNH, posso dirigir com o boletim de ocorrência? Entenda em 10 pontos

Descubra passo a passo o que é permitido, como emitir a segunda via e usar a CNH digital para não ter problemas no trânsito.


Por Mariana Czerwonka Publicado 01/10/2025 às 08h15
Ouvir: 00:00
perdi minha CNH
Após registrar o BO, é preciso solicitar a segunda via da CNH junto ao Detran do estado. Foto: Divulgação Detran/BA

Perder a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode gerar muita dúvida sobre o que fazer e, principalmente, se é possível dirigir enquanto não se resolve a situação. A boa notícia é que existem orientações claras para que o motorista não cometa infrações e mantenha a segurança jurídica.

1. Registrar o boletim de ocorrência é o primeiro passo

Se sua CNH foi perdida, furtada ou roubada, o registro de boletim de ocorrência (BO) é obrigatório. Ele serve como prova de que o documento não está em sua posse e protege contra uso indevido por terceiros.

2. Boletim de ocorrência não substitui a CNH

Apesar de oficial, o BO não permite dirigir legalmente. Ele funciona apenas como registro da perda e pode ser exigido em alguns casos administrativos, mas não autoriza a circulação de veículos.

3. O que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Segundo o CTB, art. 162, inciso III, conduzir veículo sem portar a CNH configura infração leve. Ou seja, dirigir apenas com o BO pode gerar multa e pontos na carteira.

4. Prazo para solicitar a segunda via

Após registrar o BO, é preciso solicitar a segunda via da CNH junto ao Detran do estado. Normalmente, é possível dar entrada imediatamente, mas o tempo de emissão varia entre estados.

5. Documentos necessários para a segunda via

Para emitir a segunda via, você precisará do boletim de ocorrência, documento de identidade, CPF e, em alguns casos, comprovante de endereço atualizado. O Detran pode cobrar taxa de emissão.

6. CNH digital como alternativa temporária

Enquanto aguarda a segunda via física, é possível usar a CNH digital, caso você já a tenha habilitada no aplicativo oficial. A versão digital tem a mesma validade jurídica da impressa.

7. Evite dirigir sem documento

Dirigir apenas com o BO, sem a CNH física ou digital, é arriscado. Além da multa, há risco de apreensão do veículo e complicações caso ocorra algum acidente.

8. Renovação junto com a segunda via

Se sua CNH estiver próxima do vencimento, é possível renovar junto com a emissão da segunda via, evitando viagens futuras ao Detran.

9. Multa e pontos para quem dirige apenas com o BO

A multa por dirigir sem portar o documento é considerada leve, com 3 pontos na CNH. Porém, em caso de fiscalização, é o BO que comprova que você está regularizando a situação, mas não anula a infração.

10. Dicas para evitar problemas

  • Sempre mantenha a CNH digital ativa no celular.
  • Guarde cópia do boletim de ocorrência em local de fácil acesso.
  • Evite circular com o veículo sem CNH ou aplicativo válido.
  • Regularize a segunda via o quanto antes para evitar complicações legais.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *