Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

Carteira Nacional de Habilitação gratuita será ofertada no Pará


Por Mariana Czerwonka Publicado 07/06/2021 às 17h37 Atualizado 08/11/2022 às 21h28
Ouvir: 00:00

O programa social tem o objetivo de formar, qualificar e habilitar jovens de baixa renda como condutores de veículos automotores, de forma gratuita.

CNH vencidaFoto: Divulgação.

O Governo do Estado do Pará, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PA), lançou na semana passada, o “CNH Pai D’égua”, um programa social que tem o objetivo de formar, qualificar e habilitar jovens de baixa renda como condutores de veículos automotores, de forma gratuita.

O programa contará com a coordenação do Detran/PA que nos próximos dias fará as projeções e análises para dar início ao projeto. Segundo o órgão, as vagas, de imediato, são para alunos do ensino médio da rede estadual de ensino, jovens de áreas rurais inscritos no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar ) e no CadÚnico. “Nos editais constarão os requisitos para o ingresso desses beneficiários. Nesse sentido, eles serão selecionados em parceria com toda a rede credenciada do Detran”, disse o diretor geral do Detran/PA Marcelo Guedes.

O governador Helder Barbalho destacou, durante o lançamento do programa, que se trata não apenas de uma política pública de facilitação do acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas uma oportunidade às pessoas que precisam investir na sua formação para se inserir no mercado de trabalho.

“Será um programa importante para que essas pessoas superem os obstáculos e adversidades. Cabe a nós elaborar ações e compreender que os que mais precisam devem ser priorizados nas políticas públicas inclusivas”, afirmou.

Diálogo com a Assembleia

Conforme o governador, para a construção da ideia do programa, houve um diálogo intenso com a Assembleia Legislativa e com o Detran/PA. A intenção foi conciliar o papel arrecadatório do órgão com a função de servir à população. Dessa forma, construindo condições para que os que estão à margem da sociedade possam ser inclusos nessa agenda social.

Para o autor do projeto, o deputado estadual Hilton Aguiar, o caráter social é o diferencial do programa.

“Para tirar uma Carteira Nacional de Habilitação, hoje, é quase três mil reais. Então, o governador está dando uma oportunidade para aqueles que são taxistas, mototaxistas, aqueles que estão desempregados, aqueles que querem ter uma oportunidade, de tirar sua CNH de graça. Tanto a carteira, como a autoescola. São pessoas que precisam, que sentem a vontade de trabalhar, mas que muitas vezes não têm oportunidade”.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *