Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de julho de 2024

Contran adia a exigência de habilitação para pilotar ciclomotores


Por Mariana Czerwonka Publicado 04/03/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h39
Ouvir: 00:00
CiclomotoresA medida entraria em vigor no último dia 29, porém, o Contran decidiu prorrogar a exigência da obtenção da ACC para 31 de maio de 2016.

A Resolução 572 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no dia 18 de dezembro de 2015, normatizou o curso para formação de condutores para obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) e as exigências para pilotar esse tipo de veículo. A medida entraria em vigor no último dia 29, porém, o Contran decidiu prorrogar a exigência da obtenção da ACC para 31 de maio de 2016.

Quem for conduzir um veículo de duas ou três rodas com até 50cc vai precisar, de acordo com a norma, realizar curso teórico de 20 horas/aula e curso prático de 10 horas/aula, com uma avaliação teórica contendo 15 questões. O aluno deverá ter um aproveitamento mínimo de 60% para aprovação. Já os exames práticos seguirão os mesmos requisitos daqueles exigidos à categoria “A”.

Para Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal, essas indefinições não contribuem em nada para a melhoria do trânsito. “Para o cidadão que deveria receber uma mensagem sólida do órgão de trânsito falta a segurança que deveria acompanhar um assunto tão importante”, finaliza Mariano.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *