Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024

Denatran estuda aumentar carga horária do curso prático


Por Mariana Czerwonka Publicado 21/02/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h47
Ouvir: 00:00

O índice de reprovação nos exames de direção em Belo Horizonte e na região metropolitana chega a 67%. O percentual indica que as autoescolas da Capital mineira não conseguem cumprir a lei federal que determina que elas devem aprovar pelo menos 60% de seus alunos. Os dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) foram divulgados pelo jornal Estado de Minas nesta quarta-feira (20). O tempo curto de treinamento antes do exame é apontado como principal causa da reprovação em todo o país.

A reportagem aponta que dos 422.827 exames de direção aplicados em 2012, em apenas 137.224 os motoristas garantiram a carteira. Os donos das autoescolas e até mesmo autoridades do Detran concordam que a carga horária mínima exigida atualmente para se fazer o teste não é suficiente para preparar os candidatos. Em Minas, a média de reprovados é de 64%, dado superior ao registrado no Rio de Janeiro, por exemplo, de 51%.

Por isso, o chefe da Divisão de Habilitação do Detran-MG, delegado Anderson França, ressaltou em entrevista ao Estado de Minas que se a lei federal for cumprida à risca quase todas as autoescolas no país seriam penalizadas. “Não é só em Minas, ninguém no Brasil consegue, porque não se a aprende a dirigir com 20 horas/aula. Pesquisei sobre os índices em outros estados e todos estão na faixa de 35% a 40% de aprovação. O Denatran é que precisa mudar a carga horária”, pontua o delegado.

Com o intuito de reduzir o número de candidato reprovados no exame, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) está avaliando pedidos feitos por autoridades de vários estados para dobrar de 20 para 40 horas/aula o tempo de treinamento dos candidatos a motorista.

Fonte: BHAZ Belo Horizonte de A a Z

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *