Detran esclarece situação do Programa CNH MS Social diante de mudanças na legislação federal
É importante que a população entenda que a maioria dos estados brasileiros já conta com programas próprios de habilitação social.

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) divulgou, nesta semana, uma nota de esclarecimento sobre o Programa CNH MS Social, após o aumento da procura por informações sobre a chamada “CNH Gratuita”, tema que ganhou repercussão nacional com a sanção da Lei nº 15.153/2025 pelo Governo Federal.
Conforme o órgão, é importante que a população entenda que a maioria dos estados brasileiros já conta com programas próprios de habilitação social, criados para atender às demandas locais. Em Mato Grosso do Sul, a implementação do CNH MS Social ocorreu em 2022, com a oferta inicial de 5 mil vagas, sendo um dos pioneiros do país e referência para outros estados.
Divergência com o Governo Federal
De acordo com o Detran/MS, o anúncio da “CNH Gratuita” pelo Governo Federal não teve alinhamento prévio com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O assunto, inclusive, foi tema de reunião entre representantes dos Detrans estaduais e a Senatran no dia 13 de agosto.
Na ocasião, o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, destacou que a forma como a medida foi apresentada gerou interpretações equivocadas entre os cidadãos e trouxe dificuldades operacionais para os órgãos estaduais, que já executam seus próprios programas.
Impacto da proposta sobre autoescolas
Outro ponto de atenção levantado pelo Detran/MS diz respeito ao debate em andamento no Ministério dos Transportes sobre a possibilidade de tornar facultativa a frequência em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Se aprovada, a medida impactará diretamente a estrutura e a metodologia do Programa CNH MS Social, o que explica a atual suspensão do lançamento de um novo edital no estado.
“Essas possíveis mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) serão determinantes para o custeio assim como execução do próximo edital do programa”, reforça a nota oficial.
Não há inscrições abertas
O Detran/MS alerta ainda que, no momento, não existem inscrições abertas para o CNH MS Social. Quando houver um novo edital, ele terá divulgação ampla nos canais oficiais do Governo do Estado e do Detran/MS, além da imprensa.
Outro ponto enfatizado é que a participação no programa é gratuita: não há cobrança de taxas em nenhuma fase. Assim, deve-se considerar qualquer solicitação de pagamento para inscrição como golpe, devendo haver denúncia imediata às autoridades competentes.
Atenção!
O Programa CNH MS Social segue consolidado em Mato Grosso do Sul, mas está em compasso de espera até que haja definições sobre as mudanças propostas na legislação federal. Até lá, o Detran/MS pede atenção redobrada da população para não cair em falsas promessas de inscrição ou cobranças indevidas.
