04 de fevereiro de 2026

Paraná lança CNH Social: lei garante habilitação gratuita para pessoas em vulnerabilidade

O governador Ratinho Junior sancionou a lei que cria o Programa CNH Social no Paraná. Serão 5 mil vagas no primeiro edital, previsto ainda para 2025, com início das aulas em 2026. Saiba quem poderá participar e como será o programa.


Por Agência de Notícias Publicado 05/11/2025 às 12h00
Ouvir: 00:00
CNH Social Paraná
Governador sanciona lei que prevê CNH gratuita para pessoas em vulnerabilidade social. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a Lei nº 22.763/2025, que cria o Programa CNH Social no estado do Paraná. A iniciativa, coordenada pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), permitirá que pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso gratuito à formação de condutores, à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e à mudança ou inclusão de categoria.

Com um investimento anual estimado em R$ 2,8 milhões, o programa tem como meta reduzir desigualdades sociais e econômicas, ampliando as oportunidades de inserção e retorno ao mercado de trabalho. A expectativa é que a publicação do primeiro edital, com 5 mil vagas, ocorra ainda em 2025, e as aulas comecem em 2026.

CNH Social Paraná: gratuidade e inclusão

O Programa CNH Social do Paraná isentará os participantes de todas as taxas e custos relacionados ao processo de habilitação, incluindo:

  • exames médicos e psicológicos;
  • cursos teóricos e práticos;
  • provas teórica e prática;
  • expedição do documento;
  • inclusão da observação Exerce Atividade Remunerada (EAR) na CNH.

Os recursos para implementação e operação do programa serão integralmente custeados pelo Detran-PR.

“É uma medida que se soma à redução da alíquota do IPVA pela metade para os paranaenses a partir de 2026, e que vai garantir a primeira habilitação para o jovem de baixa renda, para quem quer se profissionalizar e para mulheres que desejam mudar de categoria”, destacou o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda.

Quatro modalidades do Programa CNH Social no Paraná

O programa foi estruturado em quatro modalidades principais, com foco em diferentes públicos e objetivos:

  1. Habilita – voltada à obtenção da primeira CNH nas categorias A (moto) e B (carro).
  2. Profissionaliza – destinada a condutores já habilitados que desejam acrescentar as categorias C, D ou E, ampliando as possibilidades de trabalho, especialmente no transporte de cargas e passageiros. Essa modalidade também inclui cursos especializados, como transporte escolar e de emergência.
  3. CNH nas Escolas – reserva 10% das vagas da primeira habilitação para estudantes ou recém-formados da rede pública estadual.
  4. Mais Mulheres na Direção – garante 10% das vagas para mulheres que buscam a primeira habilitação e 50% das vagas para aquelas que desejam mudar para as categorias C, D ou E.

Além disso, 5% das vagas totais serão reservadas para pessoas com deficiência (PCD), reforçando o caráter inclusivo e acessível da política pública.

Quem pode participar

Para concorrer a uma vaga, será necessário atender aos seguintes requisitos:

  • renda familiar de até três salários mínimos;
  • residir no Paraná há pelo menos 12 meses e no município onde haverá a concessão do benefício;
  • estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • não possuir restrição no direito de dirigir, como habilitação suspensa ou cassada.

O Detran-PR será responsável pela regulamentação da lei, incluindo a contratação dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) participantes e a publicação das regras detalhadas para os candidatos.

Transparência e acompanhamento

A lei também estabelece que o Detran-PR deverá divulgar relatórios periódicos com a distribuição das vagas e o número de beneficiários atendidos em cada modalidade. Essa medida garante transparência, fiscalização e acompanhamento social das ações implementadas pelo programa.

Incentivo à cidadania e à segurança no trânsito

O Programa CNH Social integra um conjunto de políticas públicas do governo estadual voltadas à mobilidade, inclusão e empregabilidade. Além de permitir o acesso gratuito à habilitação, o projeto reforça a importância da formação adequada de condutores e da educação para o trânsito como pilares da segurança viária.

Com o início previsto para 2026, o Paraná se junta a outros estados brasileiros que já oferecem CNH gratuita para pessoas de baixa renda, fortalecendo a ideia de que dirigir com responsabilidade é também um ato de cidadania.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Agência de Notícias

Conteúdo enviado por Agências de Notícias especializadas que distribuem gratuitamente material específico aos grandes sites.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *