Rejeição de 85%: sociedade se posiciona contra proposta que torna aulas práticas optativas na CNH
Levantamento do SindCFCs/CE mostra que 85% dos participantes da consulta pública rejeitam a proposta que torna as aulas práticas optativas na CNH.

Mesmo com a consulta pública ainda em andamento, dados consolidados até a semana passada apontam um recado claro da sociedade: a maioria dos brasileiros é contra o fim da obrigatoriedade das aulas práticas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Uma análise independente contratada pelo Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (SindCFCs/CE) revelou que 85% dos participantes da consulta pública aberta pelo Ministério dos Transportes se manifestaram contrários à proposta que pretende tornar facultativas as aulas práticas de direção veicular. Apenas 10% apoiaram a ideia, enquanto 5% sugeriram alternativas intermediárias, como a redução da carga horária.
Os dados foram levantados a partir de informações preliminares disponibilizadas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e avaliados até o dia 14 de outubro. Embora o levantamento não represente o resultado final da consulta, ele evidencia uma tendência consistente de rejeição social à flexibilização da formação prática de condutores.
Segurança no trânsito e legalidade são as principais preocupações
De acordo com o relatório, as manifestações contrárias concentram-se, sobretudo, na defesa da segurança viária e na preocupação com a legalidade da medida.
A maior parte dos participantes defende que o aprendizado de direção deve continuar sendo feito em Centros de Formação de Condutores (CFCs), sob orientação de instrutores credenciados assim como em veículos equipados com duplo comando de freio — condições vistas como essenciais para garantir a formação técnica e emocional dos novos motoristas.
Para muitos cidadãos, tornar as aulas práticas optativas representaria um retrocesso em relação aos avanços conquistados na educação para o trânsito.
“Sem o acompanhamento profissional, há risco de o candidato chegar despreparado ao exame prático e, pior, às ruas. Isso vai contra os princípios do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode comprometer a segurança de todos”, apontam trechos do documento.
Temor de aumento nos acidentes e insegurança jurídica
Entre as principais críticas, também aparece o receio de que a mudança possa elevar o número de acidentes e expor condutores inexperientes a situações de risco.
O relatório menciona ainda a possibilidade de insegurança jurídica, caso a proposta avance sem alterações legais no CTB. Além disso, cita críticas ao caráter populista da medida, que, segundo os participantes, promete reduzir custos sem apresentar estudos técnicos sobre os impactos reais da mudança.
Argumentos favoráveis são minoria
Já entre os poucos que apoiam a proposta, o principal argumento é a redução de custos para obtenção da CNH. Esse grupo defende que a obrigatoriedade das aulas torna o processo mais caro e dificulta o acesso de pessoas de baixa renda, e que o exame prático do Detran seria suficiente para avaliar a capacidade do candidato.
No entanto, a análise ressalta que essas manifestações carecem de embasamento técnico e se baseiam em percepções pessoais, sem considerar as consequências para a segurança no trânsito.
Sociedade brasileira quer formação de qualidade
O relatório final da equipe responsável pela análise das manifestações indica uma tendência inequívoca: a sociedade brasileira rejeita a ideia de tornar as aulas práticas optativas. “A análise mostra uma tendência clara de rejeição. A população entende que educação para o trânsito é investimento em vidas, não gasto”, destaca o documento.
Conforme o presidente do SindCFCs/CE, Eliardo Martins, é muito importante a participação popular nesse debate.
“Esse resultado confirma o que já vínhamos percebendo nas ruas e nas autoescolas: o brasileiro quer um trânsito mais seguro, e isso passa por uma formação de qualidade. É fundamental que a sociedade continue participando e fiscalizando essas discussões, porque decisões como essa impactam diretamente a vida de todos nós”, afirmou.
A consulta pública segue aberta, mas os números preliminares já revelam uma mensagem contundente: a formação prática dos condutores continua sendo vista pela maioria dos brasileiros como um pilar essencial da segurança no trânsito.

Veja bem! fiz orçamento para habilitação de uma sobrinha.
Orçamento detalhado, mas o que caro mesmo. São as taxas.
Tipo biometria, Detran e clinica.
As autoescola não passou de trinta por cento.
Autoescola é uma instituição desnecessária. A formação do condutor deve ser feita por políticas públicas e acessíveis. As aulas e prova práticas não precisam ser removidas, precisam ser baratas e ensinar realmente o que o condutor precisa saber ao pilotar um veículo, coisa que ninguém aprende em autoescola atualmente. A prova prática é um processo atualmente desnecessário de memorização e repetição onde o aluno aprende a “passar na prova”, e não a dirigir.
💛 A primeira habilitação é o começo de uma nova fase da vida.
Nos Centros de Formação de Condutores, o aluno aprende muito mais do que técnicas para dirigir. Aprende valores, respeito, paciência e responsabilidade.
Cada aula é uma lição de cidadania.
Cada correção é um gesto de cuidado.
O CFC transforma o medo em confiança e forma motoristas conscientes, preparados para proteger vidas no trânsito.
🚗 CFC não é burocracia. É educação, é segurança, é vida.
Sou contrário ao projeto , pois ele vai trazer um retrocesso ao sistema de aprendizagem
Com certeza, são muitos os equívocos nessa ideia. A começar pelo perigo que o aprendiz e o possível instrutor estão expostos ao tentar por em movimento um veículo sem o duplo comando de freio, os acidentes serão inúmeros, não pense que um candidato a cnh iniciante não fica nervoso e não erra o acionamento de pedal porque isso é a coisa mais comum . Todo instrutor de autoescola já passou e passa por essa situação. Vocês não tem ideia da quantidade de acidentes durante as aulas práticas são evitados, e para os críticos que acham que os cfc’s cobram muito caro, lembrem das estatísticas, não é comum ver notícias de recém habilitados envolvidos em acidentes, eles sabem o quanto foi sofrido aprender o necessário para se submeter ao exame de direção, muitos travam uma verdadeira batalha interna pra controlar o nervosismo. Como a própria matéria diz, o gasto com a obtenção da cnh é um investimento e após aprovado no exame o recém-habilitado é responsável por adquirir meios de se aprimorar, a semente é plantada nas aulas teóricas e depois nas práticas, mas a vida é um eterno aprendizado e cada um vai em busca de aprimoramento conforme as oportunidades vão surgir.
Tirar uma CNH, em uma Auto escola, tem um custo altíssimo!
Sim! Auto escola é preparar o cidadão para um trânsito seguro !
O que faz a CNH mais barata , são txs mais baixas , fazer os exames de aptidão no sus ou pelo convênio e continuando com as clínicas particulares, para quem não tem opção ! Menos obrigatoriedade e boricratizaçao e exigências para auto escolas ! Carros com isenção total de impostos Igualano os taxistas, é um exame prático mais justo ! Sem reprovar o alunos , por situações banais . Que penaliza a formação deste condutor
Esse levantamento é mentiroso. A maioria esmagadora quer a aprovação da proposta.
Concordo com vc, autoescola não faz bom motorista e vou colocar um ponto importante, a não obrigatoriedade vai ajudar muitos q já dirigem a um tempo e não tem condições de arcar com todas as despesas do processo, já os candidatos inexperientes ou os q nunca dirigiram, vão poder frequentar a autoescola normalmente.
Essa pesquisa do Ceará é fraudulenta e falta com a verdade.
Sim, a pesquisa foi realizada pelos sindicatos dos CFCs por meio de uma Consulta Pública, mas não segue uma metodologia que realmente reflita a opinião da maioria da população. É provável que a grande maioria dos respondentes tenha sido composta pelos próprios CFCs. A notícia, portanto, é sensacionalista, tendenciosa e distorcida.
O valor da carteira é um absurdo eu queria fazer mas o preço que está não tem condições, mesmo com tantas aulas e não aprendem nada por que fazem tudo errado no trânsito que que adianta tanta aula se não fazem certo só pra ganharem dinheiro mesmo.
Que máteria mais tendenciosa…
Pelo FIM dos cartéis das auto escolas. Por que nos países desenvolvidos não há essa obrigatoriedade que temos no Brasil? Processo atrasado, custoso e que não dá autonomia ao condutor.
Aquele que quiser optar pela auto escola que assim o faça. Mas jamais tire o direito daqueles que não querem.
Só comentário fake , em qualquer página de notícias vê o claro apoio para acabar com essa máfia das auto escolas com preços abusivos , auto escola nunca ensinou ninguém a dirigir, só a decorar e passar em prova , o certo é deixar cada um escolher como e com quem quer aprender.
Essa pesquisa ta errada, Auto escola só te ensina a passa na prova do Detran e olhe lá, a pessoa fica a mercê da auto escola onde normalmente o carro deles quebra e fica um bom tempo sem aula, ou troca de carro e se a pessoa estiver aprendendo do zero na auto escola nunca vai saber andar realmente no transito depois de tirar a CNH.
Tirar uma CNH, em uma Auto escola, tem um custo altíssimo!
Que bobeira, metade da população contra? TODAS as pessoas que eu conheço são favoráveis, claramente essa publicação tem um viés.
O resultado com certeza não e esse, deixem a consulta do governo sai, não tente manipular o cidadão, porque todos sabem que os preços das Autos Escolas são um absurdo, e não adianta bota a culpa no governo, se vocês realmente olhassem para isso já tinham cobrado o governo, o governo estar certo, eu queria entender, porque existe tanto acidente, se o modelo atual e tão bom? Então logo vemos que tem que ter uma mudança, como o governo estar fazendo.
Eu sou a favor pelo fim das auto escola isso é uma máfia.
grande mentira , donos de autescola criam esse portal pra dizer mentiras. pois a maioria da populacao quer sim que acabe com esse roubo das auto escolas. ja passou da hora de acabar com a mafia de vcs.
Precisamos de motoristas dirigindo com chh , pensem em quantas pessoas poderao levar sustento para suas famílias através de uma profissão onde precise de veículo circulando , mais pessoas conseguirão empregos, pensem no macro não em micro economia. Nem todos podem marcar exames que foram reprovados , muitos têm que pedir ajuda ate da família
toda para tirar uma cnh , isso é um absurdo , quer que quem não tem dinheiro não pode guiar , isto sim é um retrocesso na sociedade Brasileira
O mundo vive de inovações, precisamos acompanhar países que chegaram nesse entendimento , Isso vai beneficiar nosso transporte , e dificil entender isso. ? Apoio plenamente o Presidente pela tomada de decisão.