Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de julho de 2024

CNH suspensa? Curso de Reciclagem EAD já está disponível em Pernambuco


Por Mariana Czerwonka Publicado 30/06/2021 às 11h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h26
Ouvir: 00:00

Para recuperar a CNH suspensa, o condutor, além de cumprir o período estabelecido sem dirigir, deve realizar um curso de reciclagem para condutores infratores.

Curso de Reciclagem EAD Foto: Paulo Maciel – Imprensa – DETRAN/PE

O condutor que excede o limite de pontos permitido na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou comete alguma infração que leva diretamente à suspensão da CNH, tem o seu direito de dirigir suspenso por um período de tempo determinado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). No caso de exceder o limite de pontos, esse prazo pode variar de 6 meses a 1 ano, se o condutor não for reincidente.

Para recuperar a CNH o condutor, além de cumprir o período estabelecido sem dirigir, deve realizar um curso de reciclagem para condutores com direito de dirigir suspenso. A boa notícia é que a Tecnodata Educacional é a nova empresa credenciada para o Curso de Reciclagem para o Condutor, junto ao Detran/PE (Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco).

Com mais de 99% de aprovação, o curso EAD de Reciclagem da Tecnodata está disponível em plataforma própria. Nesse sentido, ele foi inteiramente desenvolvido em vídeo-aulas, o que facilita o processo de aprendizagem e assimilação dos conteúdos obrigatórios. Em outras palavras, o resultado são os altos índices de aprovação. Além disso, é o único que oferece aulas extras ao vivo (não obrigatórias) para tirar dúvidas e interagir com o instrutor e especialista em trânsito, Celso Alves Mariano.

Para Mariano, a Tecnodata oferece ao público o que há de melhor em termos de praticidade e objetividade.

“A modalidade não presencial é uma opção muito útil para esses tempos de pandemia, aliás, a única nos períodos de maior restrição. Além de estar cumprindo uma fase obrigatória para a recuperação do direito de dirigir, o condutor tem, neste curso, uma excelente oportunidade de atualizar seus conhecimentos, afinal, a legislação brasileira de trânsito muda com bastante frequência”, explica.

Para fazer o curso, clique aqui!

Informações gerais sobre o processo

Diferente de outros estados, em Pernambuco o Detran/PE exige a entrega da CNH para início do processo. De acordo com o site do órgão, a contagem do prazo de suspensão só começa quando o condutor é notificado pelo Detran e comparece ao órgão para entregar a habilitação.

Assim, conforme o Detran/PE, após a entrega da CNH é possível realizar o curso de reciclagem. Ao finalizar o curso,  o condutor deve realizar o exame teórico.

“O prazo máximo para concluir o processo relacionado ao Curso de Reciclagem, incluindo a prova teórica de avaliação de conhecimentos é de 45 dias. Dessa forma, ele começa a contar a partir da abertura do serviço”, informa o órgão.

No entanto, o prazo mínimo para execução do curso, definido pela legislação, é de apenas 3 dias. Vale lembrar que o curso pode ser feito a qualquer tempo. Porém, restabelece-se o direito de dirigir, somente após o cumprimento do prazo de suspensão.

Não é de PernambucoClique aqui e veja se o seu estado oferece a modalidade EAD.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *