Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de julho de 2024

Detran/SC elabora manual para condutores estrangeiros

O objetivo é orientar condutores argentinos, uruguaios e paraguaios sobre a diferença de trânsito destes países com o do Brasil.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 03/01/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00

A partir desta temporada, os condutores estrangeiros poderão aproveitar ainda mais as férias em Santa Catarina. É que o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina – Detran/SC produziu, em parceria com Consulado da Argentina, um informativo com instruções para os condutores. A ação conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina.

“Queremos repassar para os condutores argentinos, uruguaios e paraguaios que venham para o Brasil, especialmente para Santa Catarina, um pouco da diferença de trânsito dos países deles com o nosso. Temos algumas particularidades, como o uso do cinto de segurança e, outro exemplo, é o transporte de crianças que tem uma regulação específica. A ideia é que venham para cá, se divirtam, não sejam multados e possam voltar para casa sem problema algum”, destaca o encarregado de Dados Pessoais, Thael Nogueira da Gama Rosa.

Thael idealizou o manual, que teve a participação da Diretoria de Veículos, Penalidades, Educação e Habilitação.

Desde o final de dezembro, o documento já circula nos hotéis e pedágios. O material está redigido em espanhol, justamente para facilitar o entendimento do público que mais circula de carro nas rodovias catarinenses.

A presidente do Detran/SC, Sandra Mara Pereira, acrescenta que o manual tem o objetivo de diminuir em 25% o número de infrações a cada ano, reduzir os conflitos de trânsito por desconhecimento da legislação especifica brasileira e reforçar os laços da boa-vizinhança.

“Aos longos dos anos, trabalhamos muito para tornar o trânsito mais seguro com várias ações. Tanto Santa Catarina como nossos vizinhos só têm a ganhar com mais essa iniciativa, de certa forma simples, mas muito importante”, frisou.

Argentinos são maioria dos condutores estrangeiros

De acordo com dados do Detran das últimas temporadas, entre os motoristas estrangeiros que lideram as infrações de trânsito em Santa Catarina, estão os argentinos. A cidade em que mais ocorre o desrespeito às regras é São Miguel do Oeste, Balneário Camboriú, Florianópolis assim como Bombinhas.

Mais informações sobre as infrações de condutores estrangeiros podem ser obtidas aqui.

Instruções para condutores estrangeiros
Divulgação Detran/SC

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *