Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de junho de 2024

Ainda é possível pagar o IPVA 2024 parcelado?

Para aqueles contribuintes que perderam os prazos, ainda é possível pagar o IPVA 2024 parcelado. Veja como.


Por Mariana Czerwonka Publicado 03/06/2024 às 08h00
Ouvir: 00:00
IPVA 2024 parcelado
O IPVA 2024 ainda pode ser parcelado. Foto: Madrabothair para Depositphotos

Como a maioria das pessoas sabem, o IPVA  é um imposto estadual, cobrado anualmente, cuja alíquota varia de estado para estado, de 1% a 6%, de acordo com o valor do veículo (Tabela FIPE). O calendário de pagamento também varia conforme o estado de registro do veículo. Na maioria deles, o pagamento da cota única ou primeira parcela aconteceu no início de 2024. Para aqueles contribuintes que perderam esses prazos, ainda é possível pagar o IPVA 2024 parcelado. Veja como.

Verifique o valor da dívida

O primeiro passo é verificar o valor do IPVA 2024, se ele está vencido ou não, assim como outras informações sobre o débito do veículo. Para isso, é preciso acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do estado. Você deve ter o número do Renavam em mãos.

Formas de pagamento e parcelamento do IPVA 2024

Após encontrar as informações sobre o valor do IPVA 2024 e se está atrasado, será possível encontrar as informações no site do Detran ou da Secretaria de Fazenda das formas de pagamento para regularizar a situação. Ou seja, dependendo da dívida é possível parcelar diretamente com a Secretaria de Fazenda (Sefaz) do estado.

Outra opção é parcelar o IPVA 2024 por meio de empresas credenciadas pelo Detran a prestar esse serviço. Essa opção permite pagar o IPVA em até 12x no cartão de crédito.

Pagamento

Após escolher a forma de parcelamento, o contribuinte deve seguir as instruções para efetuar o pagamento da primeira parcela. Quando a opção é pelas empresas credenciadas, apesar de parcelar o valor em 12 vezes, o estado recebe o valor em cota única.

IPVA atrasado

Não há uma multa de trânsito específica para quem circula com o IPVA atrasado, mas a quitação desse débito é uma das condições para a emissão do licenciamento do ano vigente. E, daí nesse caso, trafegar sem o CRLV do ano vigente é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 bem como retenção do veículo para regularização.

Fiscalização

Quando há a quitação de todos os débitos do veículo, como a taxa de licenciamento, o IPVA, multas assim como outros pendentes, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) emite o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). No entanto, a data para início da fiscalização do CRLV 2024 varia de acordo com o estado de registro do veículo e, também, com o dígito final da placa.

Veja aqui estado por estado.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *