Com adesão ao SNE, moradores da cidade de São Paulo terão desconto em multas
Entrada no Sistema de Notificação Eletrônica permite que motoristas recebam infrações em seus dispositivos móveis e realizem o pagamento com abatimento de até 40%.
Motoristas que transitam pela cidade de São Paulo já podem, desde o dia 1º, pagar multas com possibilidade de até 40% de desconto. Isso ocorre por conta da adesão da prefeitura paulista ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Este é coordenado pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com tecnologia desenvolvida pelo Serpro.
Pelo SNE, os motoristas recebem as multas em seus dispositivos móveis e tem a opção de pagar de forma antecipada com desconto. Para usufruir do benefício, o proprietário ou condutor do veículo deve fazer seu cadastro no portal Gov.br. e aderir ao SNE através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). O aplicativo está disponível na AppStore e Google Play, ou pelo Portal de Serviços Senatran. Além disso, é necessário habilitar o veículo no aplicativo da CDT e reconhecer a infração cometida.
“O Sistema de Notificação Eletrônica é uma relevante ferramenta para atingirmos nosso objetivo de promover uma gestão de trânsito mais eficiente e descomplicada em todo o país. Por isso, desde o início da atual gestão, o Ministério dos Transportes tem se empenhado em reforçar com cada órgão de trânsito do Brasil a importância de eles fazerem parte do SNE”, afirma o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.
Após a habilitação no sistema, o proprietário e/ou condutor passarão a receber todas as notificações eletronicamente, provenientes dos órgãos fiscalizadores que aderiram ao sistema. É possível obter também detalhes sobre cada multa, copiar o código de pagamento e até mesmo indicar o condutor responsável pelo ocorrido.
Mais adesões
Desde maio, já é possível receber todas as multas em rodovias estaduais de São Paulo, com desconto, por meio da tecnologia. Ou seja, isso ocorreu após a adesão do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) paulista. Além da prefeitura da capital, também passam a integrar o sistema as prefeituras de Amparo, Campinas, Pindamonhangaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Pedregulho, Itararé, Vargem Grande do Sul, Taubaté e Araçatuba.
Até o momento, aderiram ao sistema aproximadamente 1 mil órgãos de trânsito. Ou seja, incluindo Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) e prefeituras. Assim como órgãos federais fiscalizadores, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).