16 de dezembro de 2025

Como regularizar seu ciclomotor


Por Mariana Czerwonka Publicado 10/06/2011 às 03h00 Atualizado 10/11/2022 às 18h50
Ouvir: 00:00

Os ciclomotores são veículos de duas ou três rodas com até quarenta e nove cilindradas. Por ter um baixo custo, o veículo é bastante utilizado em todo o país e, na maioria das vezes sem a devida regularização. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera o ciclomotor como um veículo automotor e, portanto estabelece algumas exigências para a sua circulação. O perito do DETRAN-BA, Domingos Lemos, alerta para a necessidade desta regularização.

Estes veículos deverão ser regularizados (emplacados, registrados e licenciados) no órgão de trânsito, conforme os artigos 24 e 129 do CTB que versam sobre o cadastramento do veículo pelo fabricante, na BIN (Base de Índice Nacional) e conforme a lei municipal. Depois desta regularização perante os órgãos competentes, eles podem circular normalmente”, explica Lemos.

Mais informações podem ser obtidas no call center do órgão pelo telefone: (71) 3535-0888. Ou no setor de vistoria e perícia de veículos pelos telefones: (71) 3116 – 2266 / 3116 – 2264.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *