Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de março de 2024

Detran agora oferece pagamento com Pix para débitos de veículos no Espírito Santo

A medida implantada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) tem o objetivo de oferecer mais facilidade para o cidadão.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 19/01/2024 às 15h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Governo do Espírito Santo passou a disponibilizar, desde a última quarta-feira (17), o pagamento via Pix para os débitos dos veículos registrados no Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES). A medida implantada pelo órgão tem o objetivo de oferecer mais facilidade para o cidadão, ampliando as opções de pagamento desses débitos e agilizando a compensação, o que beneficia o andamento dos processos de veículos e a emissão do documento do Licenciamento.

Com o pagamento pelo Pix, que é possível fazer 24 horas por dia em qualquer instituição bancária, a quitação do débito no sistema se dará em segundos. Essa inovação é mais uma entrega do programa Detran 100% Digital e está disponível na emissão de boletos da área de Veículos no site do Detran|ES.

A novidade vai possibilitar que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) esteja disponível em até cinco minutos para a emissão no site do órgão (www.detran.es.gov.br) e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), se não houver qualquer impedimento. Com isso, será possível, por exemplo, que veículos com Licenciamento atrasado flagrados nas fiscalizações de trânsito possam regularizar sua situação imediatamente, evitando que o veículo seja removido para o pátio, mantendo a multa prevista para a infração por Licenciamento vencido.

Em 2023, cerca de 60% dos veículos que o Detran|ES foi obrigado a remover para os pátios em fiscalizações de trânsito foram devido ao Licenciamento vencido. A medida administrativa de remoção do veículo é estabelecida no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para quem conduzir o veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado, que é uma infração gravíssima, com penalidade de multa de R$ 293,47 e sete pontos na habilitação do proprietário do veículo.

Além da vantagem da agilidade na regularização do Licenciamento, essa facilidade também vai possibilitar um andamento mais célere dos processos de veículos. Como, por exemplo, emplacamento, transferências, entre outros.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, considera que essa é mais uma facilidade para o cidadão que o órgão possibilita. Dessa forma, seguindo a tendência de ofertar serviços digitais e cada vez com acessos mais facilitados.

“O pagamento por Pix é uma realidade e veio para dar mais praticidade e agilidade para o cidadão realizar os serviços e ter o seu veículo em dia de forma imediata. Nossa orientação é que o cidadão esteja sempre com o Licenciamento do veículo em dia, acompanhando o calendário de pagamento. Mas com essa opção, o Detran|ES dá ao proprietário a possibilidade de regularizar o seu veículo instantaneamente a qualquer hora do dia, caso seja flagrado em uma blitz com o licenciamento atrasado. Isso não exclui a multa, mas evita que o veículo seja removido para o pátio e as cobranças das taxas de remoção e estadia. Em breve, teremos essa facilidade de pagamento também para as taxas dos serviços de Habilitação”, informou Vieira.

Emissão do boleto

  • Acesse o site oficial do Detran|ES, detran.es.gov.br
  • Entre no serviço ‘Consulta de Veículos’ ou nos ícones de emissão de boleto disponíveis na área de ‘Veículos’;
  • Informe a placa assim como o Renavam do veículo;
  • Selecione os débitos que deseja pagar;
  • O DUA virá com as opções de pagamento via Pix e código de barras, e possibilidade de gerar o PDF do boleto;
    • Para pagar via Pix, utilize o aplicativo de seu banco ou instituição de pagamento para ler o QR Code. Ou clique em “Copiar” para utilizar a funcionalidade “Pix Copia e Cola”;
    • Para pagar com o código de barras, faça a leitura do código de barras. Ou, ainda, clique em “Copiar” para fazer o pagamento com o código numérico nas agências bancárias indicadas no DUA e lotéricas, exclusivamente nos canais de recebimento por eles disponibilizados;
  • Em seu aplicativo financeiro, assegure-se de que o pagamento está direcionado ao ‘Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo – Bco Banestes S.A.’;
  • Após o pagamento, aparecerá a mensagem de confirmação.

O cidadão deve ficar atento ao quitar o boleto, já que a compensação só será imediata na opção de pagamento via PIX. Caso o boleto seja quitado utilizando o código de barras, a compensação continuará sendo realizada no horário bancário com tempos diversos. Ela pode chegar a 48h, de acordo com a instituição financeira, além de não haver compensação entre 22h e 5h.

Não caia em golpe!

O Detran|ES alerta os proprietários de veículos que, assim como os boletos, deve-se emitir o QR Code para o pagamento diretamente no site www.detran.es.gov.br. O destinatário que aparecerá na transação é ‘Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo – Bco Banestes S.A.’.

Caso apareça um destinatário diferente no QR Code lido, o cidadão não deve fazer o Pix, já que o pagamento do débito não constará no sistema do Detran.

O órgão destaca que não envia o boleto para o endereço do proprietário do veículo. Além disso, nem cobrança por e-mail, mensagem de texto para o celular ou Whatsapp. Portanto, o cidadão é o responsável por acessar o site oficial do Detran|ES e emitir o seu próprio boleto com os débitos do seu veículo.

Calendário de IPVA e Licenciamento

Conforme o órgão, os calendários de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Licenciamento Anual do exercício de 2024 para os veículos registrados no Espírito Santo estão disponíveis no site do Detran|ES. Clique aqui para acessar.

A definição das datas de pagamento ocorre conforme o número final da placa do veículo. Assim, seguindo o calendário de vencimento do IPVA, já divulgado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).

As informações são da Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *