Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de julho de 2024

Detran/RO já oferece serviço digital que agiliza transferência de veículos


Por Assessoria de Imprensa Publicado 09/11/2022 às 20h30
Ouvir: 00:00

Serviço agiliza a transferência de veículos entre pessoas físicas, proprietários ou futuros proprietários de veículos, de forma digital.

Disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, a Venda Digital é o novo serviço que agiliza a transferência de veículos, ou seja a a transação de compra assim como venda do bem, pessoas físicas, proprietários ou futuros proprietários de veículos, de forma digital, disponível desde agosto para os usuários do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO).

Conforme o diretor-geral da Autarquia, Paulo Higo Ferreira de Almeida no sistema Venda Digital, comprador e vendedor comunicam a venda do veículo e assinam a autorização de transferência de propriedade, usando apenas o aplicativo sem burocracia.

“Acessando o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito – CDT, o vendedor do veículo informa os dados do comprador bem como registra a intenção da venda. O comprador será notificado e precisa repetir o processo”, destacou o diretor geral.

Venda por meio digital

O diretor Técnico de Veículos – DTV, Tiago Luiz Veloso da Costa, destaca que a nova funcionalidade permite a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo – ATPV-e  pelo vendedor e comprador assim como possibilita a comunicação automática da venda por meio do aplicativo CDT.

“A venda é concretizada totalmente por meio digital”, destacou Tiago Luiz Veloso da Costa. O diretor de veículos também ressalta que, a venda também pode ser desfeita, desde que vendedor e comprador estejam acordados, realizando o processo também no aplicativo CDT.

De acordo com Tiago Luiz, a tecnologia está disponível apenas para veículos com documentação emitida a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que a antiga Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo, conhecida como DUT, foi substituída pela versão digital, a ATPV-e.


Leia também:

Como transferir um veículo digitalmente pela CDT? Veja o passo a passo 

Passo a passo:

1. Atualizar gratuitamente o cadastro (celular bem como o e-mail) nos postos do Detran-RO;

2. Baixar no celular o aplicativo, CNH Digital, na (App store ou Play store);

3. Acessar o link para CNH Digital na página de cadastro do Senatran:

https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=portalservicos.denatran.serpro.gov.br&authorization_id=18457476818

4. No site de cadastro do Senatran, na opção usuário, clicar em cadastro onde, após conclusão do mesmo será enviado um link de ativação do cadastro no e-mail pessoal do condutor;

5. No e-mail, clicar no link de ativação de cadastro. Dessa forma, será aberto novamente a tela do Senatran para efetuar o login na página;

6. Após efetuado o login, ir na opção usuário, clicar em meus dados assim como inserir as informações de sua CNH e confirmar;

7. Ir na opção, CNH Digital assim como clicar em ativar CNH Digital;

8. Será gerado um código de 5 ou 6 letras que deverá ser inserido no aplicativo instalado do celular;

9. Após, o aplicativo solicitará a criação de senha pessoal (PIN) com 4 números;

10. Pronto! Agora é só acessar a CNH Digital em seu celular a qualquer momento. Em outras palavras, não é necessário possuir internet para abrir a sua CNH Digital. Ou seja, o aplicativo funciona offline.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *