Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

Não consigo baixar o CRLV 2023. O que devo fazer?

Muitos proprietários de veículo não conseguem baixar o CRLV 2023 e estão com medo de trafegar de forma ilegal. Veja dicas para solucionar o problema.


Por Mariana Czerwonka Publicado 03/07/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00
Não consigo baixar CRLV 2023
O documento digital é válido, assim como o impresso. Foto: Alexandre Simonini/Detran_RJ

O Portal do Trânsito tem recebido diversas reclamações em relação a problemas para baixar o CRLV 2023. Muitos proprietários de veículo não conseguem atualizar o documento, pois continua aparecendo apenas o CRLV referente a 2022. Dessa forma, a preocupação é trafegar de forma ilegal e ser parado pela fiscalização.

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) é o documento onde constam além das características do veículo, informações sobre o pagamento do IPVA, do Seguro Obrigatório (DPVAT) e ano em exercício.

Um dos relatos recebidos pela nossa reportagem foi de Bernardete Mendes. Ela diz que está com todos os débitos pagos, mas não consegue baixar o CRLV 2023.

“Não consigo baixar o CRLV 2023, com tudo pago IPVA e Licenciamento. Não sei mais o que fazer”, afirma.

Marina Alves, outra internauta do Portal, relata o mesmo problema. “Não tenho nenhum débito e não consigo baixar o CRLV 2023”, argumenta.

O Portal do Trânsito entrou em contato com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para auxiliar na solução desses problemas. Conforme o órgão, o principal motivo para não conseguir gerar o documento são débitos pendentes do veículo. “O proprietário do veículo deve fazer a consulta e quitá-los para ter acesso ao CRLV-e. Nesse sentido, para mais orientações, o cidadão deve entrar em contato com o Detran local”, explica.

Realmente foi o que aconteceu com a internauta do Portal, uma pendência antiga do DPVAT do veículo de Marina ainda estava em aberto e o pagamento da taxa é obrigatória para que o CRLV 2023 esteja disponível. Além disso, multas atrasadas também podem impedir o licenciamento.

“O documento é liberado com o pagamento do IPVA, do licenciamento e de quaisquer débitos de multa. O condutor deve verificar as pendências junto ao Detran de registro do veículo, órgão que gera o CRLV-e”, orienta a Senatran.

Situações mais comuns que impedem a atualização do CRLV 2023

O Portal do Trânsito foi atrás de situações que podem levar a impedir a atualização do CRLV na Carteira Digital de Trânsito (CDT). Conforme o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran/RJ), algumas situações são impeditivas e devem ser verificadas pelos usuários. São elas:

  • Não ter pago as GRTs de 2022 e 2023;
  • Para os veículos a gás, não ter realizado a vistoria do GNV no ano corrente (CSV);
  • Ter sido parado em blitz do Detran e não ter cumprido possíveis exigências, ficando com restrição cadastral;
  • Para veículos de transporte escolar, veículos de carga, veículos de transporte coletivo de passageiros e veículos rodoviários de passageiros, não ter quitado as multas vencidas dos veículos;
  • Ter qualquer restrição administrativa ou judicial que impeça o licenciamento do veículo;
  • Ter deixado de concluir um processo em posto de atendimento do Detran, deixando o protocolo em aberto;
  • Ter deixado de atender chamado de recall da montadora do veículo;
  • Ter realizado o serviço de Comunicação de Venda ou Intenção de Venda;
  • Ter realizado alguma alteração de características no veículo (com emissão de CSV) que ainda não foi atualizada no sistema do Detran.

Apesar das orientações partirem do Detran/RJ, as situações podem ocorrem em todos os estados.

Quem não consegue baixar pode solicitar o documento impresso ao Detran?

De acordo com a Senatran, o proprietário do veículo pode imprimir o documento em casa ou, se tiver problemas, solicitar a versão impressa junto ao Detran do estado onde o veículo estiver registrado.

“O documento será impresso em papel A4 branco, conforme preconiza a Resolução do Contran 809/2020”, conclui o órgão.

Se, mesmo com essas dicas, o proprietário do veículo tiver problemas para baixar, acessar, bem como de cadastro poderá entrar em contato com a Serpro, responsável pelos documentos digitais. Através do e-mail: css.serpro@serpro.gov.br ou telefone: 0800-728 2324

Receba as mais lidas da semana por e-mail

23 comentários

  • edinei neris santos
    16/08/2023 às 13:22

    nao consigo imprimir minha

    • Silvio
      17/11/2023 às 07:03

      Não consigo emprimir o meu

      • Leandro de Amorim Silva
        19/05/2024 às 18:42

        Não conseguii emiti o documento

    • Sergio Murilo ciodario da Silva
      15/12/2023 às 13:03

      Quanto tempo leva pra baixar o CRLV após ter feito a vistoria de GNV?

      • Vânia da Silva Ferreira Fernandes
        28/03/2024 às 12:40

        Não consigo imprimir o documento 2023. Está tudo certo.

      • Geraldo
        08/04/2024 às 19:31

        Nossa!!estou a dois meses esperando dar baixa no crlv de um veiculo que tá tudo ok esse Detran e lerdo demais e e por isso que muitos recorrem ao tal serviço pago por fora pq eles dificultam quando e a forma correta.

    • Elton meneses do nascimento
      08/01/2024 às 17:23

      Boa tarde, também não consigo realizar a impressão tudo pago!!!

  • Facas Industriais Rosa Santos Ltda
    29/08/2023 às 16:35

    Nao consigo imprimir documento de 2023

  • Adriano
    04/09/2023 às 15:51

    Palhaçada vc ter um documento que vence em julho, e um certificado de GNV válido até Novembro do ano corrente e o detran segurar o teu documento alegando que vc tem que fazer a vistoria, já que é um ajuste esse valor deveria ser proporcional aos meses relativos ao proximo vencimento do documento e isso ser informado nas credenciadas do imetro, se vc passa do prazo de refazer a vistoria nego quer meter logo a mão te dando multa e rebocando teu carro, em resumo estou com um certificado válido e que não vale nada.

    • Valeria
      09/10/2023 às 14:07

      EU TIVE QUE FAZER VISTORIA, PALIO ANTIGO, 2002. TUDO ESTVA OK, AI NA VISTORIA O POLICIAL ALEGOU QUE O CARRO FOI BATIDO E NAO CONTINHA UM SELO QUE FICA NO MOTOR. LA VAI EU ATRAS DE DESPACHANTE OUTRA VEZ, GASTEI MAIS DE 350,00 PRA OBTER UM SELO, TIVE QUE FAZER UMA MANUTENÇÃO PARA O CARRO CONSEGUIR PEGAR ESTRADA 120KM PRA FAZER OUTRA VISTORIA PRA PEGAR ESSE SELO NA FIAT, E NA MINHA CIDADE TEM AGENCIA FIAT, MAS TIVE QUE COLOCAR O CARRO NA ESTRADA MORRENDO DE MEDO. TENTO ENTRAR NO SITE PRA BAIXAR CRLV E NADA. BAIXO APLICATIVO E NADA…. NAO SEI MAIS O QUE FAZER, SE NAO CONSIGO FAZER NADA DE CASA, NAO FAZ SENTIDO TER UM SITE PRA ESSE RECURSO.

      • Domingos Sávio Gomes
        24/11/2023 às 20:21

        Não consigo acessar meus CVRLs.
        Imprimia a partir do Gov.br. Não consigo mais acessar o Site fo Governo.

  • Jose
    05/09/2023 às 19:21

    Boa Noite
    Muita burocracia viu em imprimir um documento q deveria vir pelo correios ou mesmo email CRLV. DETRAN do estado, entre no site tal. Depois acesse com Gov. Imprima no Senatram, depois imprima pelo CDT e, não sai em lugar algum. Fazer de besta, saindo nesses órgãos

    • SAUL DEIVIS RODRIGUES
      26/09/2023 às 23:08

      Boa Noite.
      Você esta certo. Há 8 dias busco os mesmos caminhos. No Detran aparece mensagem de “indisponivel no momento, tente mais tarde”. O homem já atingiu a Lua, explora o espaço, possui inumeros satélites em órbita, mas …
      nós, não conseguimos ter órgãos capazes de nos deixar imprimir documentos que obrigatórios, nos obrigam a ter mas impedem fornece-los.
      Coisas do século XXI.
      Caso não consigamos, parados em uma blits, estaremos sujeitos a multa e veículo guinchado.

    • Hugo
      26/11/2023 às 13:23

      É mesmo esse país virou uma vergonha eu também já quitei todos os débitos do meu carro e não consigo baixar fui no Poupatempo e eles me falaram que o licenciamento não tinha sido lançado no sistema ainda meu Deus que país é esse

    • Isidora martins
      04/12/2023 às 16:11

      Concordo plenamente, ja tentei mil vezes e nao consigo fazer a impressão. Esse DETRAN realmente tinha que ser extinto.

      • Nilton Quirino Pereira
        06/02/2024 às 07:30

        PAGUEI MEU DOCUMENTO REFERENTE AO ANO DE 2023 EM JANEIRO DE 2024 E POR ESTE MOTIVO NÃO CONSIGO IMPRIMIR O CRLV, SEGUNDO O DESPACHANTE TENHO QUE PAGAR O LICENCIAMENTO E A PRIMEIRA PARCELA DO IPVA DE 2024 PARA ATUALIZAR NO SISTEMA DO DETRAN AÍ SIM CONSIGO IMPRIMIR O 2023!!

        ISSO É CORRETO?

  • Jose sardinha da Silva
    06/09/2023 às 15:51

    E muito bom saber di tudo pra fica atualizado

  • PAULO
    29/09/2023 às 13:51

    Não esta aparecendo a opção imprimir o licenciamento,consta ja esta habilitado para crlv. mas quero imprimir para deixar no carro

  • Francisca Moreira
    09/10/2023 às 14:56

    Acabei de licenciar a minha moto, tudo pago – sem multas, IPVA pago, licenciamento pago ( conforme demonstrativo de débitos ) e não consigo imprimir o CRLV. Na Carteira Digital só aparece o CRLV de 2022.
    Não há débitos, á consultei inclusive o RENAINF.
    O que fazer? De que adianta digitalizar o processo se não funciona?
    Quem procurar? Era preferível continuar como antes: duas opções: receber em casa ou retirar no DETRAN.
    Simples assim…. Para que facilitar se pode complicar….

  • Elci Crepalde
    14/10/2023 às 12:12

    A realidade do brasileiro cada dia mais caótica em relação a documentação. Tudo tem que ser pago e não receber em tempo hábil. Cansei de abrir e fechar abas e sites. o número do crv não é reconhecido.alguém mais instruido para me ajudar?

  • Daniela
    02/01/2024 às 16:09

    tudo pago e nada de conseguir imprimir 2023 AINDA. Tenho perca de trabalhos por isso , consigo pedir indenização do Detran. Ah claro que não né irão inventar 3000 mil coisas. Palhaçada demais isso.

  • Juarez
    17/02/2024 às 23:59

    Não estou conseguindo imprimir documentos 2023 do meu veículo oque devo fazer

    • Mariana Czerwonka
      19/02/2024 às 09:20

      Juarez

      Você já entrou em contato com o Detran de seu estado? Qual a explicação para não conseguir imprimir?

      Equipe Portal

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *