Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de julho de 2024

O que fazer se o veículo que vendi não foi transferido? Veja dicas!


Por Mariana Czerwonka Publicado 02/03/2020 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 21h53
Ouvir: 00:00
Comunicação de vendaO primeiro passo é realizar a Comunicação de Venda junto ao Detran, logo que vender o veículo. Foto: Arquivo Tecnodata.

A situação é bastante comum. O antigo proprietário vende o veículo e o novo não realiza a transferência no período de 30 dias, conforme definido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). E o pior, comete infrações de trânsito que começam a chegar para o antigo proprietário. O que fazer nesses casos?

O primeiro passo é realizar a Comunicação de Venda junto ao Detran, logo que vender o veículo. Essa comunicação pode ser feita com a apresentação de uma cópia autenticada do Certificado de Registro do Veículo (CRV) assinado e datado, comprovando a negociação.  Lembrando que é obrigação do vendedor comunicar a venda do veículo ao Detran. Em São Paulo, por exemplo, isso é feito automaticamente nos cartórios, mas, em outros estados, é necessário informar ao Detran a venda do carro.

E se o vendedor não possuir a cópia do CRV?
Se o vendedor não portar a cópia do CRV para conseguir comunicar a venda ao Detran, é possível ir ao cartório onde foi registrado a venda para obter uma certidão de registro do documento.

Se o CRV foi assinado e datado, mas o negócio não foi autenticado em cartório, o antigo proprietário pode ir ao Detran e pedir o bloqueio do veículo mediante uma declaração de próprio punho com a assinatura de duas testemunhas, alegando que o veículo lhe pertenceu e que o mesmo não foi transferido. Esse processo de bloqueio pode variar de estado para estado. É importante que o vendedor entre em contato com o Detran e procure orientações.

E depois?

Depois de concluído esse processo, o carro não pode ser licenciado novamente até que a transferência original seja efetuada. Se mesmo assim, o comprador não transferir o veículo, este poderá ser removido em uma blitz. E se isso acontecer, apenas o proprietário original pode retirá-lo, o que na prática significa o fim da posse do veículo por parte do comprador em situação irregular.

Se o veículo possuir multas de infrações cometidas e tributos atrasados pelo comprador com o carro no nome do antigo proprietário, o vendedor deve ingressar com recurso junto aos órgãos responsáveis pelas cobranças e provar com documentos que não estava mais em posse do veículo.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

42 comentários

  • Leandro monteiro carlos
    13/03/2023 às 11:46
  • Adriana Ferraz
    20/03/2023 às 13:59

    Tenho um veículo que passei a uma revendedora e a mesma não fez a comunicação de venda, o atual proprietário do veículo não tirou do meu nome e eu n consigo contato com a pessoa.
    Posso pedir o bloqueio do veículo no Detran?

    • Julio
      25/03/2023 às 12:28

      Isso está acontecendo comigo também. Vendi meu veiculo para uma concessionaria em out/22 e até agora nao houve a transferencia para o novo dono, sendo que o IPVA venceu dia 10/mar. Acho que vou ter que procurar a justiça.

    • Marcos Roberto das virgem
      08/06/2023 às 19:11

      Eu vendi um carro pro meu amigo ele bateu o carro eu não tenho mais contato com ele é agora só ta chegando muta pra mim éu posso bloquear o carro eu não tenho documento nenhum

    • Francielle 3
      22/06/2023 às 17:32

      Olá eu tireu um veículo no meu nome para parentes, ele fez multas não assumiu, minha carteira foi suspensa, pedi o veículo ele não quer entregar como faço para tirar veículo da mão dele se continuar no meu nome

      • Suzane
        23/10/2023 às 16:50

        E se não tiver o CRV? Passei uma só por contato, ele não assumiu, agora não sei o que fazer não sei onde está a moto, posso pedir o bloqueio?

    • Ederson Garcia Borges
      16/11/2023 às 22:18

      Eu vendi um carro parcelado em 2016 segurei o recibo comigo sem assinar o cara sumiu e ele fez umas multa no carro o carro tá no meu nome o cara não me pagou oque devo fazer para bloquiar esse carro e conseguir o carro de novo

      • stefani
        19/12/2023 às 10:22

        somente com advogado, estou com o mesmo problema, primeiro registra um B.o alegando que não esta mais com esse carro, pq se essa pessoa cometer um crime com esse carro vc pode se incomodar mais ainda.

  • Alexandre
    28/03/2023 às 11:46

    Vendi um carro em 2010 pra uma agência, e somente agora descobri que o carro ainda está no meu nome, e as dividas estão na dívida ativa negativando, o meu nome. A agência já fechou e não sei o que fazer….

    • Vanessa
      24/05/2023 às 16:13

      Estou com o mesmo problema que você e não faço ideia de como resolver.

    • luciano
      23/06/2023 às 18:38

      é um limbo essa parada passo por isso o sujeito não transferiu e agora o nome negativado, sem ter a quem recorrer!!!!

  • geslaine Vargas
    08/05/2023 às 11:40

    Eu vendi um veículo batido o senhor que comprou arrumou ele pagou a multa colocou o documento do veículo em dia só que não me passa os documentos e endereço pra preenchimento do recibo para fazer a transferência oque eu posso fazer

  • Aparecida Vieira de Oliveira
    25/05/2023 às 09:42

    Também vendi uma mota o comprador não tranferiu só descobri porque meu nome tá negativado e ele não que tranferi pro nome dele

  • Marineide
    30/05/2023 às 17:05

    Preciso que me oriente o que fazer
    Vendi o carro no contrato em cartorio e o comprador nao transferiu para o nome dele e cometeu varias multas e o ipva atrassados No caso o carro só esta no meu nome mas nao sou habilitada,mas meu nome ta protestado devido ipva
    Fui procurar o cartorio onde fez o contrato pra mim pegar a 2 via foi fechado e ja esta em outra gestao ou seja outro dono continua com o cartorio mas nao tem nada mais arquivado.O que faço??

    • Mariana Czerwonka
      31/05/2023 às 11:31

      Marineide

      Você não comunicou a venda ao Detran?

      Equipe Portal

  • manu
    31/05/2023 às 15:08

    vendi uma moto, fiz o comunicado de venda no detran, mas o comprador sumiu antes de transferir. para quem vão as multas nesse caso?

    • Mariana Czerwonka
      31/05/2023 às 17:19

      Manuelle

      Se você fez a comunicação de venda corretamente não tem mais responsabilidade sobre o veículo.

      Equipe Portal

      • João Carlos
        13/10/2023 às 13:39

        Vendi uma moto a uns 20 anos, e hj com a CNH digital aparece que ,eu fiz a comunicação de venda mas a pessoa não, então aprece ainda no meu app,como faço pra retirar isso?

        • Mariana Czerwonka
          16/10/2023 às 11:31

          João Carlos

          Sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado, eles têm acesso ao sistema e poderão te orientar sobre como proceder.

          Equipe Portal

  • Alfredo Sá Meneses Almeida Neto
    23/06/2023 às 07:19

    Vendi uma moto no ano de 2016 e autentiquei o CRV e não fiz o comunicado de venda e nem fiquei com uma cópia…agora descobri que ele não passou para o nome dele e sumiu…

  • Luciana
    23/06/2023 às 14:57

    O que fazer, o veículo está no meu nome me separei meu ex levou a o veículo e não quer me devolver?

    • Mariana Czerwonka
      23/06/2023 às 15:08

      Luciana

      Converse com o seu advogado, ele deverá te orientar.

      Equipe Portal

      • Airam
        19/11/2023 às 17:20

        Olá. Eu vendi a moto a um conhecido e ele disse q em alguns dias a gente iria transferir para o nome dele. Dias depois apareceu um rapaz na minha casa falando q o rapaz q eu tinha vendido tinha vendido a moto p ele e q em poucos dias iria transferir a moto, peguei o contato dele , so q ele ta falando para esperar mais, ja passou a data de pagar o ipva., quando vendi ainda n tinha vencido.Eu n comuniquei ao detran sobre a venda, pois eu estava esperando q a transferência fosse feita logo. Oq posso fazer? Eu n tinha dado a crv para o conhecido ao qual tinha vendido.

        • Mariana Czerwonka
          20/11/2023 às 11:49

          Airam

          O primeiro passo é comunicar a venda ao Detran.

          Equipe Portal

  • ELLEN SILVA
    02/08/2023 às 09:14

    Olá Mariana, vendi meu carro através de contratos em cartório com reconhecimento em firma, sem assinar o CRV, pois o comprador possuía uma procuração em meu nome e faria a venda posteriormente (um advogado). Mas a transferência não foi realizada e as multas continuam chegando pra mim, e não houve licenciamento desde a entrega do mesmo. Já solicitei o bloqueio no Detran mas a informação que me passaram é de q ainda tenho q pagar tds as dívidas do veiculo para bloquear o documento de vez ( quase 4k). Entrei com ação nas pequenas causas mas não encontraram o advogado comprador para receber a intimação, o escritório foi fechado e CNPJ baixado. O que fazer nesse caso?

    • Mariana Czerwonka
      02/08/2023 às 10:38

      Ellen

      Infelizmente como o Detran não foi comunicado da venda, para o órgão você permanecia a proprietária do veículo, por isso cobram a dívida de você. Eu pagaria a dívida para resolver o problema com o Detran e cobraria na sequência, em juízo, de quem tinha a procuração em seu nome. De qualquer forma, é apenas uma opinião, o ideal seria você reunir toda documentação que tem e procurar um advogado para que ele possa te orientar melhor.

      Equipe Portal

    • Suzane
      23/10/2023 às 16:55

      Olá, eu também passei somente com contrato, será que o Detran faz o bloqueio? Na pequena causa também não encontraram o golpista, vc conseguiu resolver?

  • Augusto
    02/08/2023 às 15:40

    Em 2019, Patricia venceu a moto para Marcos. Patricia fez a comunicação de venda, porém Marcos nunca fez a transferencia e perdeu o recibo. A moto está com os documentos em dia. Eu quero comprar a moto de Marcos. Como proceder nesse caso?

    • Mariana Czerwonka
      03/08/2023 às 08:31

      Olá

      Primeiro Marcos deverá transferir para o nome dele, pois já há um comunicado em seu nome. Depois, a transação é normal.

      Equipe Portal

  • Felipe Magalhaes Isctec
    19/08/2023 às 22:15

    Comprei um veiculo na concessionaria e quando fui buscar o crv para fazer a transferencia, a concessionaria estava fechada, pois faliu e não consegui localizar os proprietarios. Numa blitz o detran nos pegou com os documentos irregulares e rebocou o veiculo, ainda em nome da concessionaria falida. Todavia, o veiculo foi comprado atraves de um leasing, ja quitado. Como faço para retirar o veiculo, estando os documentos ainda em nome da concessionaria?

    • Mariana Czerwonka
      22/08/2023 às 10:31

      Felipe

      Sugiro que reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área. Ele poderá te orientar sobre como a melhor forma de proceder.

      Equipe Portal

  • Thiago
    21/08/2023 às 11:36

    Vendi meu carro em 01/23 para o Ricardo. Fiz a comunicação de venda ao Detran, porém o carro estava com IPVA desde 2019 em aberto. Em acordo com o Ricardo o mesmo se responsabilizou pelo pagamento da divida mediante abatimento no valor do carro. Eu abati o valor porém o Ricardo não pagou e não transferiu o documento. Recebi um carta da PGE informando sobre a inclusão do débito na dívida ativa. Entrei em contato com o Ricardo e o mesmo informou não haver condições de pagar agora. Nesse caso qual a melhor forma de resolver essa questão. É um total de quatro mil e quinhentos reais de divida de IPVA. A responsabilidade nesse caso é de qual parte?

    • Mariana Czerwonka
      22/08/2023 às 10:28

      Thiago

      Sugiro que reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área. Ele poderá te orientar sobre como a melhor forma de proceder.

      Equipe Portal

  • João da Silva
    21/08/2023 às 13:30

    Olá, Cassiano vendeu uma moto a José, mas não concluiu a transferência pro nome dele. Depois, Cassiano declarou falência, e os bens dele entraram em busca e apreensão, incluindo a moto que ele vendeu a José. José, por sua vez, quer vender a moto a um terceiro, mas não consegue por causa dos documentos irregulares. O que José deve fazer?

    • Mariana Czerwonka
      22/08/2023 às 10:29

      João

      Sugiro que reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área. Ele poderá te orientar sobre como a melhor forma de proceder.

      Equipe Portal

      • Elaine Gomes farias
        23/10/2023 às 19:52

        Olá , gostaria de saber quantos dias consta que seu nome foi retirado de um veículo? Pós meu nome está em um veículo porém não e meu

  • Suellen Lima
    25/08/2023 às 17:46

    Olá. Ana vendeu o carro para Sidney, reconheceu no cartório, porém Sidney não comunicou o Detran e vendeu o carro pra um terceiro, que vendeu para quarto, quinto, sexto desconhecido, o carro tem rodado e tomado várias multas no nome do Sidney. Como que Sidney resolve esse problema?

  • Pereira
    24/10/2023 às 14:23

    Minha Tia vendeu uma moto e não fez a comunicação de venda. O novo proprietário não fez a transferência e repassou o veículo para terceiro e não sabe quem é, nem onde está a moto. Débitos do licenciamento chegaram para ela. O rapaz à quem ela vendeu a moto não quer transferir para o nome dele porque não está mais com o veículo. O que fazer?

  • Janilson Morais Abreu
    26/10/2023 às 20:52

    Vendi um veículo e a nova dona nunk q transferiu para o nome dela e meu nome tá no Serasa p conta da inadimplência dela,só fica me enrolando,como devo proceder?

    • Mariana Czerwonka
      27/10/2023 às 10:08

      Janilson

      Você não fez a comunicação de venda junto ao Detran?

      Equipe Portal

  • Graziela
    20/11/2023 às 23:08

    Vendi uma moto em 2013 e fiz apenas uma procuração para a pessoa transferir para seu nome, porém, não fiz comunicação de venda. Agora tive uma audiência e querem que eu pague os dias que a moto ficou no pátio do detran. Valor de 6.000. Será que consigo recorrer e obter algum desconto desse valor? Ou outra alternativa?

  • Gerson
    06/01/2024 às 12:26

    Tirei um carro em meu nome para o meu irmão, ele vendeu para o desmanche sem dar baixa, o veiculo não existe mais, mas continua em meu nome, como faço para tirar?

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *