Portal alerta para validade do processo de habilitação
De acordo com a legislação vigente o processo de habilitação tem a validade de 12 meses, a partir da data de requerimento, isso quer dizer, a partir do momento que o candidato é inscrito no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Após dar entrada no processo, o candidato à primeira habilitação tem um ano para passar em todas as etapas. O primeiro passo é ser aprovado na avaliação psicológica, depois disso no exame de aptidão física e mental que avalia a visão, força muscular, coração, pulmão e saúde mental. “Após ser aprovado nesses exames, o candidato passa por 45 horas/aula de curso teórico e se aprovado no exame, começa as aulas práticas”, informa Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.
Como é o curso prático?
O curso prático deve ter obrigatoriamente, no mínimo, 20 horas/aula para a categoria A. Para a categoria B são obrigatórias, no mínimo, 25 horas/aula, das quais 05 horas/aula em simulador de direção veicular.
Após a conclusão do curso, o candidato faz a prova prática. “Nessa hora, é importante que o aluno escute o instrutor, ele é a pessoa que sabe se o candidato está preparado ou não para fazer a prova”, orienta o especialista.
Leia mais:
Detran alerta sobre a transferência de pontos e orienta como proceder
Mitos e verdades sobre pontuação da CNH
Atenção: dirigir com CNH vencida há mais de 30 dias é infração
A aprovação em uma etapa permite fazer a etapa seguinte. Se reprovar no exame teórico ou prático, o candidato terá que esperar 15 dias para fazer novo exame, sem precisar repetir as etapas nas quais tiver sido aprovado, desde que o processo esteja dentro da validade.
Se o processo vencer, o candidato terá que reiniciá-lo.