Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de fevereiro de 2024

Valor do IPVA pode ficar mais baixo em 2024. Entenda!

Uma boa notícia para quem tem muitas contas para pagar no início do ano: é possível que o IPVA 2024 fique um pouco mais barato.


Por Mariana Czerwonka Publicado 21/11/2023 às 08h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00
IPVA 2024
60% da frota de veículos paranaenses irá pagar IPVA mais baixo em 2024 Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Uma boa notícia para quem tem muitas contas para pagar no início do ano, além de muitos impostos. É possível que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 fique um pouco mais barato, devido a queda no preço dos carros usados. Essa é uma tendência para todo país.

No Paraná, por exemplo, o governo do Estado divulgou que o IPVA de 2024 terá valores mais baixos, em média, na comparação com 2023. Para quase 2,7 milhões de veículos, ou cerca de 60% da frota, o tributo cobrado será menor no próximo ano. Além disso, mais de 650 mil veículos (14% da frota) observarão uma redução superior a 10%.

Considerando a variação dos preços dos veículos entre outubro de 2022 e outubro de 2023, e a atual composição da frota de veículos tributáveis do Paraná, a média dos preços de referência dos automóveis foi reduzida em 1,67%, de acordo com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Veículos mais recentes, ou seja, aqueles com menos tempo de uso desde sua fabricação, são os que apresentam as maiores quedas nos valores venais. Segundo a Fipe, veículos fabricados entre 2009 e 2022 apresentam redução média no valor de 2,29%

O “valor venal” se refere ao valor de mercado de um veículo, ou seja, o preço pelo qual ele poderia ser vendido.

Ele é parte essencial no cálculo do IPVA, uma vez que serve de base sobre a qual incide a alíquota do imposto.

“Com a redução nos valores venais dos veículos usados, é esperado que o valor do IPVA cobrado em 2024 seja, na média, inferior ao valor cobrado em 2023”, diz Ezequiel Rodrigues dos Santos, coordenador da Inspetoria Geral de Arrecadação da Receita Estadual.

No Distrito Federal, inclusive, a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (Sefaz) já fixou as datas de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2024. Os prazos variam de acordo com o algarismo final da placa do veículo.

Nos próximos dias, outros estados do país deverão divulgar novas informações referentes ao IPVA 2024 e o Portal do Trânsito atualizará essa matéria.

São Paulo na contramão

Já em São Paulo, as informações divulgadas não são tão animadoras, já que o estado utiliza um outro período para o cálculo do IPVA 2024. Nesse sentido, o IPVA em São Paulo deve, em média, receber ligeiro aumento em 2024 na comparação com o ano anterior, caso se mantenham as alíquotas atuais do tributo.

Segundo a Fipe, o preço médio de veículos usados e seminovos apresentou alta de 4,69% entre setembro de 2022 e de 2023. É justamente este período a referência, todos os anos, para gerar a tabela de valores venais de veículos que serve como base do cálculo do IPVA do ano seguinte no Estado. Essa é uma informação que ainda não teve a confirmação da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo de São Paulo.

Preço dos veículos usados

A Fipe fornece informações sobre os preços de veículos usados em todo o país. A tabela é uma referência amplamente aceita e confiável para determinar preços de mercado de carros, motocicletas e outros tipos de veículos. É utilizada por entidades governamentais, empresas do setor automotivo e consumidores para avaliar os preços e valores dos veículos no mercado secundário.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *