19 de dezembro de 2025

Mais de 30% da população jovem do Brasil morre vítima de acidentes de transporte


Por Mariana Czerwonka Publicado 09/09/2012 às 03h00 Atualizado 09/11/2022 às 00h07
Ouvir: 00:00

pessoa_multidao (2)Talita Inaba

No período compreendido entre 1998-2008, 32,4% das mortes de jovens entre 15 a 24 anos foram causadas por acidentes de transporte. Os dados são referentes ao Mapa da Violência de 2011 divulgado pelo Ministério da Justiça e o Instituto Sangari. Veja o gráfico

Entre as causas de morte violenta, os acidentes de transporte representam 19,3% da porcentagem total de óbitos de jovens no Brasil, perdendo apenas para os homicídios com 39,7%.

Na publicação, os acidentes de transporte também denominados de “acidentes de trânsito”, abrangem as mortes ocorridas no transporte aéreo, aquático ou terrestre.

A região nordeste foi a que teve a maior porcentagem de aumento. De 1998 a 2008, o número de óbitos por acidentes de transporte de jovens cresceu 60%. Já a menor porcentagem de crescimento ocorreu na região sudeste, com 17%.

Na publicação de amanhã, leia sobre os motivos destes índices e o que tem sido feito para a diminuição dos acidentes.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *