Aprovada instalação de frente parlamentar em defesa dos motofretistas e mototaxistas
A frente parlamentar em defesa dos motofretistas e mototaxistas tem como finalidade principal acompanhar políticas e ações voltadas à categoria.
O Plenário do Senado aprovou requerimento (RQS 1.208/2021) para a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Mototaxistas e Motofretistas (FPMDM).
Criada pela Resolução do Senado Federal (RSF) 8/2021, a frente parlamentar será presidida pelo senador Zequinha Marinho (PSC-PA). O vice-presidente do grupo será o senador Wellington Fagundes (PL-MT).
Essa frente tem como finalidades principais: acompanhar políticas e ações voltadas à categoria e reunir os senadores e deputados federais que têm preocupação especial com o tema. Além disso, promover debates, seminários e eventos, divulgando seus resultados, acompanhar a tramitação de matérias no Congresso Nacional que tratem do assunto e defender as pautas de interesse de mototaxistas e motofretistas.
Leia também:
Em plena pandemia, SUS bate recorde de atendimento a vítimas do trânsito e motociclistas são maioria
Reinvindicações
Entre as reivindicações da categoria estão as relacionadas à falta de infraestrutura adequada para locomoção nas vias das cidades, à falta de segurança e de respeito no trânsito e às condições adversas enfrentadas por mototaxistas e motofretistas no exercício da profissão.
“É uma frente parlamentar mista, que terá parlamentares da Câmara e do Senado. Vamos trabalhar para ajudar essas pessoas a encontrar seu espaço debaixo do guarda-chuva legal. Nós teremos uma reunião com o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, para buscar meios para que possamos encontrar a forma de dar cobertura previdenciária a essa multidão de trabalhadores brasileiros”, declarou Zequinha Marinho.
As informações são da Agência Senado