Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

Câmara aprova PL que prevê melhor iluminação para faixa de pedestre


Por Mariana Czerwonka Publicado 09/12/2013 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h23
Ouvir: 00:00

Iluminação de faixa de pedestre

A proposta seguirá para análise dos senadores, se não houver recurso para votá-la no Plenário da Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na terça-feira (3 ) o Projeto de Lei 3193/08,que exige a demarcação das faixas de pedestre com sinal luminoso. A proposta altera a legislação atual (Código de Trânsito Brasileiro – Lei 9.503/97) não define regras sobre a sinalização e luminosidade nas faixas.

De acordo com o relator, deputado Dr. Grilo (SDD-MG), as faixas de pedestres já contribuem para reduzir o número de acidentes e “uma iluminação adequada nesses locais ajudará ainda mais a evitar os atropelamentos”.

O autor da proposta, deputado Antonio Bulhões (PRB-SP), ressalta que “45% dos acidentes com morte entre janeiro e setembro de 2006 ocorreram das 18h às 23h, sendo que os ciclistas e os pedestres foram as principais vítimas. Apesar de esses dados serem de Brasília, é possível imaginar que em outras cidades a tendência também seja a mesma em locais de pouca iluminação”.

Como já havia sido aprovado pela Comissão de Viação e Transportes e tramita de forma conclusiva, o projeto segue agora para o Senado, a menos que seja apresentado recurso para votação pelo Plenário da Câmara.

Com informações da Agência Câmara

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *