Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de março de 2024

CNH vencida poderá valer por até 60 dias para condução do veículo


Por Mariana Czerwonka Publicado 24/09/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h03
 Tempo de leitura estimado: 00:00

PL pretende alterar o CTB para aumentar para 60 dias a validade da CNH , após o vencimento do prazo de renovação do exame de aptidão física e mental.

Dirigir com CNH vencida há 60 diasFoto: Arquivo Portal do Trânsito

Permitir a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), durante sessenta dias após o prazo de renovação, para a condução de veículo e documento oficial de identidade. Esse é o tema do Projeto de Lei 2496/22 que começou a tramitar na Câmara dos Deputados.  Atualmente é infração de trânsito dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias, a ideia é passar o prazo para 60 dias.

De autoria do deputado José Nelto (PP/GO), o PL pretende alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para aumentar para 60 dias a validade da CNH, após o vencimento do prazo de renovação do exame de aptidão física e mental. Além disso, a CNH valeria como documento oficial de identidade durante esse período. Nesse sentido, a Lei 14071/20, que entrou em vigor em abril do ano passado, determinou que a CNH equivale a documento de identidade em todo o território nacional. Isso vale por prazo indeterminado.

Justificativa para aumentar o prazo da CNH vencida para 60 dias

Conforme o deputado, a justificativa para aumentar esse prazo é financeira, pois é preciso que as pessoas que possuam condições financeiras insuficientes possam se organizar.

“Levamos em consideração que o valor da renovação é quase metade de um salário mínimo vigente. Por isso, a presente proposição tende a assegurar a renovação pela parcela da sociedade que vive em estado de vulnerabilidade”, explicou Nelto.

Dirigir com CNH vencida

De acordo com as normas em vigor, o condutor que dirige com a CNH vencida há mais de 30 dias, comete uma infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47. Além disso, haverá um acréscimo de sete pontos no prontuário e retenção do veículo até apresentação de condutor habilitado.

Segundo Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, é importante deixar claro que não é permitido dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias. No entanto, é possível renová-la a qualquer tempo.

“Diferente do que dizem algumas fake news, não há o cancelamento da CNH se não houver a renovação nesse período. É possível renová-la depois desse prazo. Será preciso, apenas, fazer  os exames necessários à renovação. Isso sem precisar passar por autoescola novamente”, argumenta.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *