05 de dezembro de 2025

Comissão aprova proposta que possibilita a suspensão do registro de veículo

Nessa condição, o veículo não poderá ser licenciado nem trafegar, mas poderá ser transferido.


Por Agência de Notícias Publicado 12/04/2024 às 11h00
Ouvir: 00:00
Suspensão do registro de veículo
A suspensão do registro do veículo impede o licenciamento e o tráfego nas ruas, mas poderá acontecer a transferência. Foto: AdobeStock

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou proposta que prevê a suspensão do registro do veículo. Nessa condição, não será possível licenciar o veículo e nem trafegar com ele nas ruas, mas poderá ocorrer a transferência. O texto insere dispositivos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O relator, deputado Mauricio Marcon (Pode-RS), apresentou parecer pela constitucionalidade de substitutivo da Comissão de Viação e Transportes ao Projeto de Lei 3034/21, do ex-deputado Lucas Gonzalez (MG).

O projeto foi analisado em caráter conclusivo e pode seguir ao Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário. 

Punições para suspensão do registro de veículo

O texto aprovado define medidas administrativas caso o veículo com registro suspenso seja flagrado em circulação. A infração será gravíssima, com multa.

O veículo será recolhido e o registro, reativado. O proprietário só poderá recuperá-lo depois da regularização, que dependerá de vistoria pelo órgão de trânsito.

As informações são da Agência Câmara de Notícias

Agência de Notícias

Conteúdo enviado por Agências de Notícias especializadas que distribuem gratuitamente material específico aos grandes sites.

1 comentário

  • Marieni Martins Ferreira
    19/04/2024 às 10:50

    No meu ponto de vista ficaram duas situaçoes sem informação;
    Qual o motivo que poderá levar a suspenção do registro e como voçê poderá levar o veículo até o orgão de trânsito para vistoria se ele está impedido de trafegar e se for abordado no trajeto certamente será recolhido pela fiscalização

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *