05 de dezembro de 2025

Comissão vota projeto que agiliza identificação de infratores por excesso de velocidade

PL obriga a identificação imediata de infratores quando forem identificadas velocidades acima de 50% do limite permitido para a via.


Por Agência de Notícias Publicado 30/05/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) pode votar na quarta-feira (31) projeto que obriga a liberação imediata de informações sobre veículos aos órgãos de fiscalização, quando forem identificadas velocidades acima de 50% do limite permitido para a via. A reunião sobre o PL que agiliza a identificação de infratores está marcada para as 11 horas, na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa.

O PL 3.610/2021 é do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Ele estipula que a regulamentação dos meios de comprovação de infrações de trânsito, feita pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), deve contemplar meios tecnológicos que permitam a comunicação imediata para órgãos e entidades responsáveis pela fiscalização de trânsito bem como a segurança pública. Isso deverá ocorrer quando os equipamentos aferirem que a velocidade instantânea do veículo tenha ultrapassado em 50% o permitido para a via.

Objetivo da medida de identificação de infratores

Conforme o PL, essa liberação imediata dos dados deve ocorrer quando se constatar que o veículo excedeu o limite de forma sucessiva por, no mínimo, três aparelhos eletrônicos ou equipamentos audiovisuais de fiscalização.

A intenção é evitar a ocorrência de acidentes fatais provocados por excesso de velocidade nas vias, com uma ação do poder público no sentido de interceptar os infratores a tempo.

O projeto tem relatório favorável do senador Rodrigo Cunha (União-AL), com uma emenda. Depois, ele será submetido a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em decisão final.

Excesso de velocidade

Conforme o Relatório Global da OMS sobre o Estado da Segurança Viária 2018 as lesões causadas no trânsito são a principal causa de óbito de crianças e jovens entre 5 e 29 anos, em todo o mundo. Além disso, o excesso de velocidade continua sendo um dos principais fatores de risco no trânsito. “A velocidade inadequada reduz o tempo disponível para uma reação eficiente em caso de perigo. Em alta velocidade, por exemplo, não há tempo suficiente para evitar o acidente”, explica Celso Mariano, especialista em trânsito.

Com informações são da Agência Senado

Agência de Notícias

Conteúdo enviado por Agências de Notícias especializadas que distribuem gratuitamente material específico aos grandes sites.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *