Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de julho de 2024

PL quer garantir direito do candidato à obtenção da CNH de levar acompanhante no exame de direção veicular


Por Mariana Czerwonka Publicado 19/07/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h07
Ouvir: 00:00

O objetivo do PL é permitir um acompanhante no exame de direção veicular para evitar o pagamento de propinas.

Garantir o direito do candidato à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de ter um acompanhante de sua preferência no exame de direção veicular. Esse é o tema do Projeto de Lei 1521/22 que tramita na Câmara dos Deputados.

De autoria da deputada federal Adriana Ventura (NOVO-SP), o PL altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para facultar ao candidato o acompanhamento por pessoa de sua preferência. Além disso, o acompanhante poderá captar áudio e vídeo de todo o exame de direção veicular.

Conforme a deputada, o propósito do PL é tentar barrar a corrupção por meio de pagamento de propinas nos exames de direção.

“Dessa forma, o indivíduo avaliado terá mais segurança durante o seu exame de direção, visto que um terceiro poderá acompanhar e fiscalizar, evitando assim que haja coação para pagamento de propinas”, justifica.

Exame de direção veicular

O exame prático de direção veicular é a última etapa do processo de formação de condutores. Nele, o candidato deve fazer um percurso determinado pelos examinadores e há reprovação se cometer faltas eliminatórias ou que somem mais de 3 pontos. Para motos e ciclomotores, por exemplo, o exame continua sendo feito em circuito fechado.

Tramitação

O PL aguarda parecer do relator na Comissão de Viação e Transportes (CVT).

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *