Saiba como viajar de ônibus com seu pet
O Portal do Trânsito traz informações e dicas do que pode e não pode ao levar um animal de estimação em ônibus
Alguma vez você já levou o seu pet em ônibus de viagem? O Portal do Trânsito explica a seguir quais são os animais domésticos autorizados a viajar de ônibus.
Antes de mais nada, é preciso ressaltar que as regras para levar o seu pet, em viagem, podem variar de empresa para empresa. Por isso, é importante acessar o site ou entrar em contato com a empresa com a qual se pretende viajar, para esclarecer as informações.
Além disso, antes da viagem, o passageiro deve emitir um atestado sanitário para comprovar a saúde do animal.
O prazo para a emissão do documento no estado de São Paulo, por exemplo, é de ate 3 dias úteis. Já em Santa Catarina, o documento é válido por até 15 dias da viagem. O passageiro deve apresentar também a carteira de vacinação do animal atualizada e, em caso de necessidade, a sedação.
Dependendo do pet, o tutor pode ter que arcar com uma poltrona a mais. Animais de até 10 kg podem viajar, porém, no estado de São Paulo, por exemplo, a regra é para até 8 kg em caixas de transporte.
Caso o animal esteja sedado, recomenda-se o transporte do animal aos pés ou no bagageiro. Em paradas, o tutor pode contatar o animal, além das necessidades e higienização da caixa transportadora.
Cão-guia em ônibus de viagem
O transporte de cão-guia é totalmente assegurado. Do mesmo modo, o animal deve ser acompanhado com carteira de identificação – expedida por centro de treinamento ou instrutor autônomo. Além, é claro, da carteira de vacinação atualizada e equipamento do animal (coleira, guia e arreio com alça).
Animal silvestre pode viajar em ônibus?
A resposta é: depende da empresa de transporte. Em alguns casos, há proibição no transporte de animais peçonhentos. Para o animal silvestre, o tutor deverá apresentar os seguintes documentos:
- GTA (Guia de Transporte Animal);
- Atestado de saúde;
- Carteira de vacinação atualizada;
- E, por fim, autorização de transporte expedida pelo IBAMA.
E você, sabia dessas regras para levar o animal em viagens de ônibus? Conte para nós aqui nos comentários abaixo!