Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Ford pretende usar tecnologia para solucionar trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 04/02/2015 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h57
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Desafio FordNa Campus Party montadora pretende atrair desenvolvedores de apps

Pelo terceiro ano como a única montadora na Campus Party, feira de tecnologia sediada em São Paulo que está em sua oitava edição, a Ford quer criar soluções para os problemas de locomoção nas grandes cidades globais, focando esforços no desenvolvimento de aplicativos que colaboram com a mobilidade urbana. A montadora americana lançou na terça-feira, 3, durante coletiva de imprensa, o Desafio da Mobilidade Ford, que incentiva jovens desenvolvedores a criarem apps que facilitem a vida dos motoristas nos congestionamentos das metrópoles.

São Paulo foi escolhida como a 12ª cidade do mundo a sediar essa iniciativa da Ford. Erica Kampfl, gerente global de pesquisas da mobilidade no futuro da montadora, afirma que a Ford vai incorporar o projeto ganhador aos seus carros, mas a propriedade intelectual dos softwares criados continuará sendo dos desenvolvedores. “Os desafios da mobilidade hoje e para o futuro exigem novas ideias e precisamos criar soluções específicas de acordo com a cultura de cada país”, ponderou a executiva. “Na Ford, estamos buscando a inovação em todas as áreas do negócio. Isso inclui motores mais econômicos, materiais mais leves e tecnologias avançadas que ajudam milhões de pessoas a evitar acidentes”, afirmou Erica.

O vice-presidente para a América do Sul, Rogelio Golfarb, inteirou que a Ford não pretende desestimular o uso do carro, mas sim incentivar que as pessoas tenham uma maneira mais eficiente de rodar pelas cidades e a tecnologia é o facilitador nesse processo. “Em centros urbanos como Londres, que têm um transporte público bem capilarizado, as pessoas não deixam de usar o carro, pois não querem abrir mão dele”, explica o executivo, que conclui dizendo que o objetivo é desenvolver ferramentas que tragam vantagens, conforto e melhorias na experiência de dirigir.

Maratona

O Desafio da Mobilidade Ford, chamado também de Hackaton (leia aqui), é uma “maratona hacker” em que diversos programadores terão 24 horas para criar aplicativos benéficos para a locomoção nas cidades, com foco em alternativas ao trânsito calamitoso de São Paulo. A Ford dará um Novo Ka como prêmio ao criador do melhor aplicativo para smartphones.

A maratona começará ao meio dia de quinta-feira, 5, e termina no mesmo horário do dia seguinte. Os desenvolvedores devem criar seus aplicativos na plataforma Sync AppLink, sistema de conectividade da marca, lançado na Campus Party do ano anterior (leia aqui) e deverão rodar nos sistemas iOS (Apple) e Android (Google).

Fonte: Automotive Business

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *