06 de dezembro de 2025

Frente pela Segurança de Crianças e Adolescentes no Trânsito fará primeira reunião


Por Agência de Notícias Publicado 26/04/2022 às 21h00 Atualizado 08/11/2022 às 21h11
Ouvir: 00:00

A Frente Parlamentar pela Segurança de Crianças e Adolescentes no Trânsito tem como objetivo criar um canal permanente para a promoção e o debate sobre segurança no trânsito.

A Frente Parlamentar pela Segurança de Crianças e Adolescentes no Trânsito (FPSCAT) realizará sua primeira reunião na quarta-feira (27), às 14h. Haverá a eleição da comissão executiva e a votação do estatuto do colegiado.

A criação da frente foi aprovada em 21 de outubro de 2021, com a aprovação de projeto de resolução (PRS 52/2021) apresentado pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS).

Conforme o parlamentar, na ocasião, a frente será um canal permanente para a promoção e o debate sobre segurança no trânsito. A proposta é promover maior participação da sociedade civil na construção, bem como na execução de políticas públicas. A intenção é tentar reduzir o número de mortos em acidentes viários.


Saiba mais:

Estatuto da Criança e do Adolescente: como sociedade, família e poder público podem promover a segurança das crianças no trânsito 


Objetivos

A frente parlamentar, que será composta por senadores e deputados federais, tem entre seus objetivos, por exemplo, promover a educação e a conscientização para o trânsito seguro, especialmente em escolas. O colegiado também deverá acompanhar, bem como fiscalizar programas, ações e políticas públicas governamentais relacionadas ao assunto no Executivo, no Legislativo e no Judiciário. Além disso, poderá subsidiar com informações fidedignas e oportunas as iniciativas legislativas que tenham impacto sobre a segurança de crianças e adolescentes no trânsito.

O que são frentes parlamentares?

Conforme o Senado Federal, frentes parlamentares são associações de deputados e senadores de vários partidos. O objetivo é debater sobre determinado tema de interesse da sociedade. Para que seja constituída, a frente parlamentar deve registrar um requerimento, contendo:

  • Composição de pelo menos um terço de membros do Poder Legislativo;
  • Indicação do nome da Frente Parlamentar; e
  • Representante responsável por prestar as informações.

As informações são da Agência Senado

Agência de Notícias

Conteúdo enviado por Agências de Notícias especializadas que distribuem gratuitamente material específico aos grandes sites.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *