Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Governo deve investir R$ 6,5 milhões para redução de acidentes


Por Talita Inaba Publicado 19/09/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 17h01
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Governo de São Paulo anunciou durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito, no Palácio dos Bandeirantes, um conjunto de ações para reduzir o número de vítimas no trânsito e sensibilizar a população sobre o risco da combinação álcool, drogas e direção.

Apresentados em primeira mão, dados preliminares de uma pesquisa sobre mobilidade urbana desenvolvida pela Assessoria de Inovação em Governo, da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional indicam que uma em cada quatro pessoas (26,6%) que saem para se divertir à noite na Capital admite dirigir mesmo depois de consumir bebida alcoólica.

Quase metade dos que confessam dirigir embriagados (47,7%) acham que bebem pouco e isso não os prejudica, aponta o levantamento. Outros 22% dizem nunca ter se envolvido em acidentes e acreditam ser bons motoristas.

“Essa falta de percepção de risco pessoal é preocupante, pois existe uma clara associação entre o álcool e o número de acidentes e mortes no trânsito. As pessoas precisam se conscientizar que beber e dirigir representa um dano para toda a sociedade”, diz o diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg.

Durante o seminário que marcou o início de mais de 100 atividades de conscientização, na Capital e em Campinas, Santos, Sorocaba, São José dos Campos e Ribeirão Preto, foi anunciado o repasse de R$ 6,5 milhões do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) ao Corpo de Bombeiros para implantação de programa para a redução de acidentes nas vias. As viaturas de resgate passarão a contar com equipamentos de georreferenciamento para registro detalhado das ocorrências, informações determinantes para as campanhas preventivas. Oriundos do Seguro DPVAT, os recursos serão aplicados ao longo de dois anos e meio. O convenio que oficializa o repasse está sendo finalizado.

O evento lançou a primeira fase do Observatório do Trânsito, ferramenta que, com base em dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), aponta índices de mortalidade por acidentes de trânsito, de acordo com o lugar de residência da vítima. Pelo portal www.observatorio.detran.sp.gov.br estão disponíveis pesquisas avançadas, mapas e gráficos que norteiam os investimentos e a tomada de decisões quando o assunto é segurança viária.

A programação completa da Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, na Capital e em Campinas, Santos, Sorocaba, São José dos Campos e Ribeirão Preto, está disponível no portal www.detran.sp.gov.br.

Fonte: Diário do Litoral

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *