Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de julho de 2024

Infrações de trânsito serão identificadas via smartphones


Por Mariana Czerwonka Publicado 10/01/2015 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h58
Ouvir: 00:00

Tela de smartphoneO projeto poderá ser aplicado no formato de um software que substituirá o talão de multa de papel por uma aplicação interativa de simples manuseio

Um projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido pelos alunos Luiz Belarmino e Lucas Jonas Ferraz, sob orientação do professor Fernando César Miranda, da Universidade de Sorocaba (Uniso), prevê a identificação de infrações de trânsito via smartphones. O projeto, que poderá ser utilizado no futuro por autoridades no trânsito, será um aplicativo que funcionará por meio do sistema Android.

Segundo os desenvolvedores, o Projeto Infrações Urbanas Via Mobile será aplicado no formato de um software que substituirá o talão de multa de papel por uma aplicação interativa de simples manuseio. A aplicação terá recursos importantes além da facilidade de uso, por exemplo: ao fazer a abordagem do veículo, a autoridade poderá tirar foto da placa e o aplicativo reconhecerá automaticamente os caracteres, buscará pelos dados do automóvel em um banco de dados, facilitando e agilizando o trabalho.

Na explicação do projeto, os autores justificam que o número de infrações vem crescendo muito devido ao aumento de condutores e da frota, e que o efetivo de autoridades de trânsito não acompanha este crescimento.

O projeto consta na publicação do caderno do 17º Encontro de Pesquisadores e Iniciação Científica e do 12º Encontro de Extensão da Uniso 2014.

Fonte: G1 Notícias

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *