Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de julho de 2024

Inspeção veicular a estado com frota de 3 milhões de veículos


Por Mariana Czerwonka Publicado 21/10/2009 às 02h00 Atualizado 10/11/2022 às 19h10
Ouvir: 00:00

O agendamento da inspeção veicular na cidade de São Paulo teve início na última segunda-feira (4), mas muitos motoristas ainda têm dúvidas de como o processo será realizado em todo país. Segundo a Resolução nº 418 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em vigor desde novembro de 2009, todos os 26 estados do Brasil e o Distrito Federal são obrigados a criar um Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV) – um projeto elaborado pelos órgãos ambientais de cada estado para levantar áreas críticas, frota alvo e soluções para melhorar a qualidade do ar.

A criação do plano também é obrigatória para os municípios com mais de 3 milhões de veículos, no entanto, apenas São Paulo possui frota superior a esse volume, já que a cidade tem 6,1 milhões de unidades em circulação, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Mas a capital paulista, assim como a cidade do Rio de Janeiro já adotaram o programa baseados em uma regulamentação que existe há 13 anos e permite a instalação desse tipo de controle.

Saiba mais na reportagem do G1.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *