Notícias

Notícias

Jaguar Land Rover cria veículo inteligente 

Jaguar Land Rover cria veículo inteligente

Veículo inteligenteO sistema de última geração reconhece o condutor e as suas preferências, podendo prever a rotina e recordar a agenda

Os investigadores da Jaguar Land Rover estão a trabalhando numa tecnologia capaz de desenvolver um veículo verdadeiramente inteligente que aprende através das preferências e atitudes do condutor, visando proporcionar uma experiência de condução totalmente personalizada e contribuir para a prevenção de acidentes ao reduzir as distrações ao volante.

De acordo com a montadora, o veículo inteligente da Jaguar Land Rover proporcionará, com recurso às mais recentes evoluções de engenharia e técnicas de inteligência artificial, uma gama completa de serviços ao condutor graças a um novo algoritmo de aprendizagem, que reconhece quem está conduzindo o veículo, aprendendo as suas preferências e estilo de condução. O programa aplica o que aprendeu tendo em consideração uma série de variáveis, como a agenda, a hora do dia, o estado do trânsito e as condições meteorológicas, para prever o comportamento do condutor e assumir muitas das tarefas associadas à condução do dia-a-dia, permitindo que o condutor se mantenha focado na estrada.

“O objetivo da nossa tecnologia de aprendizagem ativa é minimizar as distrações do condutor, o que contribui para a redução do risco de acidentes. Mostrar ao condutor apenas a informação necessária e no momento apropriado, irá reduzir as distrações cognitivas bem como a necessidade de desviar a atenção da estrada quando se está ao volante como por exemplo, para ajustar os espelhos, regular a temperatura ou a posição dos bancos”, afirmou Wolfgang Epple, diretor de Pesquisa e Tecnologia da Jaguar Land Rover.

“Até agora, a maior parte da investigação sobre a aprendizagem ativa em veículos tinha-se centrado unicamente em previsões de trânsito ou navegação. Como pretendíamos dar um passo em frente significativo, o nosso novo algoritmo de aprendizagem utiliza a informação aprendida sobre o condutor para lhe proporcionar uma experiência totalmente personalizada que maximize o prazer de condução”, acrescentou.

O veículo inteligente irá reconhecer o condutor através do seu smartphone ou outro dispositivo que transporte no seu bolso e, quando este abre a porta do veículo, os espelhos, o volante e os bancos já terão sido ajustados às suas preferências. Em complemento, o veículo será ajustado à temperatura desejada, previamente configurada, e será suficientemente inteligente para a alterar em caso de frio ou chuva.

Através do “Smart Assistant”, o veículo irá também verificar a agenda do dia do condutor e configurar previamente de forma inteligente a navegação em função do estado do trânsito, de modo a evitar engarrafamentos. Em complemento, irá também prever o seu próximo destino com base na sua agenda.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']