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Mais 10 erros no trânsito que podem valer uma vida


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/12/2014 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h59
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Carro no túnelO Portal do Trânsito selecionou alguns erros de motoristas, que podem colocar a segurança no trânsito em risco. Veja a maneira correta de proceder em cada caso.

Distrair-se olhando acidentes

Manter a atenção na via é fundamental para evitar acidentes, qualquer distração pode causar uma tragédia.

Frear bruscamente

O condutor deve sempre manter a atenção no trânsito e trafegar em uma velocidade compatível com a via e com as condições adversas locais. Se precisar reagir a um imprevisto, estando dentro de uma velocidade segura e atento, o condutor poderá evitar dois acidentes: um envolvendo o risco a frente e o outro, envolvendo o veículo de trás, no caso de uma freada brusca.

Perder a calma

Alterações no estado físico e mental do condutor afetam diretamente a capacidade de dirigir com segurança. A pressa, a distração, a agressividade, a irritação, o espírito competitivo, são fatores comportamentais que influenciam diretamente o modo de dirigir. O indivíduo estressado apresenta reações inadequadas diante de situações de perigo ou tensão.

Não acender as luzes em túneis

Em túneis e situações de pouca visibilidade, é extremamente importante o uso correto do sistema de iluminação. Com pouca iluminação, fica mais difícil reconhecer objetos, avaliar corretamente distâncias e principalmente, ver e ser visto.

Subir e descer da calçada

Algumas manobras como entrada e saída de garagens e estacionamentos obrigam o condutor a subir na calçada. O problema é quando o veículo sobe no meio-fio e não exatamente na parte em que a guia está rebaixada. Com a repetição desse acontecimento é possível ocorrer vazamento de ar dos pneus e até mesmo alterar o balanceamento e a geometria do veículo. A dica é ao se deparar com a situação, manobrar corretamente o veículo para que a roda não “pegue” no meio-fio. Ao raspar ou subir em um meio-fio, o pneu poderá perder pequenos pedaços de borracha, deteriorando a parte lateral do pneu, onde a segurança é um fator fundamental. Com o tempo o pneu fica frágil e podem surgir bolhas.

Não avaliar corretamente as condições para ultrapassagens

Ultrapassagens mal feitas, aliadas ao excesso de velocidade, patrocinam os acidentes mais graves. Essa manobra é a que apresenta o maior número de variáveis a serem levadas em conta pelo condutor. Qualquer variável, quando avaliada erroneamente, pode levar a um acidente. Para ultrapassar com segurança, o condutor deve: ultrapassar somente em locais onde seja permitido, em plenas condições de visibilidade e segurança.

Atenção ao combustível

Para funcionar bem, o motor do veículo precisa de combustível de boa qualidade. Combustível de má qualidade, com água, impurezas ou adulterado, irá prejudicar o bom funcionamento e poderá até danificar o motor, colocando em risco à segurança. Outra dica é manter o tanque sempre cheio. Andar com o combustível sempre na reserva provoca o acúmulo de água dentro do tanque, o que diminui muito a qualidade do combustível afeta o desempenho do motor e pode danificar o sistema de injeção e a bomba de combustível.

Trafegar em zigue-zague

A condução agressiva, nesse caso, pode gerar estresse nos demais condutores e originar reais situações de perigo como freadas bruscas e colisões laterais. Se o tráfego está pesado, escolha uma faixa da via e tente permanecer nela.

Não utilizar corretamente o triângulo de sinalização

Sinalizar corretamente a via em caso de acidente ou pane pode evitar tragédias. O condutor deve definir o melhor local para a colocação do triângulo de sinalização. Nesse momento o motorista pode utilizar a regra de 1 metro de distância para cada km/h de velocidade da via. Por exemplo: se o limite de velocidade da via for de 60km/h, a sinalização deve ser colocada a 60 metros do acidente, mas dependendo das condições adversas presentes no local esta distância deverá ser ainda maior. Segundo a legislação brasileira, a distância mínima para sinalização em uma emergência é de 30 metros da parte traseira do veículo.

Abusar do ponto morto

O carro desengrenado fica muito solto e o freio não consegue segurar o automóvel sozinho. O motor também serve como um auxiliar ao freio do carro para manter o controle. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, usar o ponto morto em trechos de declive não economiza combustível. A marcha engatada ajuda a segurar o carro em ladeiras seja na descida, com o carro em movimento, ou mesmo quando ele está desligado, estacionado. Além disso, marcha engrenada dá mais controle e segurança para o motorista. Nas descidas, serras e morros, o motorista conta, ainda, com o freio motor, evitando sobrecarregar o sistema de freio.

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