Mercedes usa tecnologia para driblar problemas de mobilidade
Desafio da mobilidade passa por oferecer soluções ao mercado mais rapidamente
Um arsenal de novas tecnologias está à disposição da Mercedes-Benz, que sempre teve papel de destaque na indústria automotiva mundial ao apresentar o futuro do automóvel e do veículo comercial. Mas agora, segundo Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, essas soluções que visam minimizar os entraves à mobilidade serão colocadas mais rapidamente no mercado.
“Já temos o primeiro Classe S autônomo, que possui sistema que literalmente conduz as pessoas ao seu destino. Essa é a visão da Mercedes-Benz, de enfrentar os desafios da mobilidade com tecnologias que estejam disponíveis cada vez mais rápido ao consumidor.”
O futuro próximo reserva algumas novidades para condutores de veículos. Como nos aplicativos para celular que informam o trajeto e as condições de trânsito à frente por trocas de mensagem entre os usuários, a Mercedes-Benz está trabalhando no conceito de trocas de informações entre os veículos.
“Trabalhamos com parceiros para que haja um sistema nos veículos que seja capaz de passar informações em tempo real e assim o condutor poderá tomar decisões mais rapidamente ao volante.” Outras iniciativas que facilitam a vida do cliente e ajudam na mobilidade já estão ganhando adeptos na Europa.
É o caso do Car2Go, serviço de locação de carro feito exclusivamente pelo smartphone. O cliente cadastrado aluga um veículo elétrico, no caso um Smart, sem intermediários, e pelo dispositivo eletrônico é capaz de abrir a porta do veículo e dar a partida. “Esse serviço está disponível em 23 cidades de sete países da Europa. E já oferecemos carros Mercedes-Benz configurados para essa operação, contribuindo para redução do fluxo do trânsito, pois a utilização do veículo é mais racional.”
No Brasil, a Mercedes-Benz trabalha em outras frentes: tecnologias limpas. A intenção é produzir no País o primeiro ônibus com sistema limpo de propulsão: híbrido ou elétrico. “Estamos trabalhando no primeiro ônibus articulado do Brasil totalmente elétrico, movido a baterias. E também no ônibus híbrido nacional.”
“O futuro é a utilização de um mix de tecnologias, por isso temos um projeto muito interessante de um motor diesel-gás para ônibus urbano. Dessa forma teremos opções para todo tipo de aplicação.” Solução mais de curto prazo, na visão de Schiemer, é automatizar todas as transmissões de seus veículos comerciais. “A transmissão automatizada reduz em 6% o consumo de combustível.”
Fonte: Automotive Business