Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Michelin mira jovens em ações de trânsito seguro


Por Mariana Czerwonka Publicado 13/08/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h07
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Michelin lança programa de educaçãoBest Driver no Brasil servirá de modelo para implantação em outros países

A fabricante de pneus Michelin escolheu o Brasil para lançar seu programa de educação e conscientização no trânsito para jovens, que servirá de modelo para a implantação em outros países. A iniciativa Michelin Best Driver, lançada na terça-feira, 12, em São Paulo, consiste no debate sobre segurança no trânsito em 15 universidades brasileiras com o escritor, sociólogo e especialista em segurança no trânsito, Eduardo Biavati, em formato de talk show, com a participação de profissionais do automobilismo. A ação contará também com a instalação de um simulador em cada instituição de ensino para testar a performance dos estudantes a partir de cenas cotidianas.

“Trata-se de um programa educacional que conta com o apoio das principais universidades brasileiras e tem como objetivo sensibilizar o público jovem, principal vítima dos acidentes de trânsito. Para construir o programa, estudamos com detalhes o comportamento dos jovens a fim de buscar o formato, o conteúdo e a linguagem mais apropriada para desenvolver uma solução que tivesse impacto junto a este público”, afirma Damien Destremeau, vice-presidente da Michelin para a América do Sul.

Também serão instalados aparelhos de telemetria em carros de universitários das instituições participantes a fim de monitorar o desempenho veicular dos jovens, mensurando o nível de segurança da condução do motorista durante o período avaliado, que será de um mês. Entre os critérios de avaliação, estão aceleração, frenagem, curva e velocidade – a combinação desses quatro critérios totalizam os 16 indicadores da avaliação. Com base nos dados, os estudantes serão classificados em uma escala de 0 a 100: quanto maior a pontuação, mais segura é a condução do motorista.

A Michelin, que prevê a participação de 2 mil estudantes, selecionará o melhor em cada uma das 15 universidades, que ganharão uma viagem a São Paulo para assistir a prova Le Mans 6h, em 29 e 30 de novembro, além de um mini tablet. O vencedor entre todos os finalistas receberá como prêmio um carro zero quilômetro das mãos de Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de F1 e membro da Comissão de Pilotos da FIA, Federação Internacional de Automobilismo.

O programa ganhará uma página no Facebook para difundir informações sobre segurança no trânsito, onde os internautas poderão acompanhar o desempenho dos estudantes participantes da avaliação.

“Segurança no trânsito é um hábito de saúde que aprendemos ao longo da vida. E todo hábito de saúde é uma escolha e uma ação: use o cinto, não beba antes de dirigir, desconecte o celular, modere a velocidade. Atitudes simples geralmente decidem tudo no trânsito”, reforça o especialista Eduardo Biavati.

Fonte: Automotive Business

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *