Notícias

Notícias

Michelin mira jovens em ações de trânsito seguro 

Michelin mira jovens em ações de trânsito seguro

Michelin lança programa de educaçãoBest Driver no Brasil servirá de modelo para implantação em outros países

A fabricante de pneus Michelin escolheu o Brasil para lançar seu programa de educação e conscientização no trânsito para jovens, que servirá de modelo para a implantação em outros países. A iniciativa Michelin Best Driver, lançada na terça-feira, 12, em São Paulo, consiste no debate sobre segurança no trânsito em 15 universidades brasileiras com o escritor, sociólogo e especialista em segurança no trânsito, Eduardo Biavati, em formato de talk show, com a participação de profissionais do automobilismo. A ação contará também com a instalação de um simulador em cada instituição de ensino para testar a performance dos estudantes a partir de cenas cotidianas.

“Trata-se de um programa educacional que conta com o apoio das principais universidades brasileiras e tem como objetivo sensibilizar o público jovem, principal vítima dos acidentes de trânsito. Para construir o programa, estudamos com detalhes o comportamento dos jovens a fim de buscar o formato, o conteúdo e a linguagem mais apropriada para desenvolver uma solução que tivesse impacto junto a este público”, afirma Damien Destremeau, vice-presidente da Michelin para a América do Sul.

Também serão instalados aparelhos de telemetria em carros de universitários das instituições participantes a fim de monitorar o desempenho veicular dos jovens, mensurando o nível de segurança da condução do motorista durante o período avaliado, que será de um mês. Entre os critérios de avaliação, estão aceleração, frenagem, curva e velocidade – a combinação desses quatro critérios totalizam os 16 indicadores da avaliação. Com base nos dados, os estudantes serão classificados em uma escala de 0 a 100: quanto maior a pontuação, mais segura é a condução do motorista.

A Michelin, que prevê a participação de 2 mil estudantes, selecionará o melhor em cada uma das 15 universidades, que ganharão uma viagem a São Paulo para assistir a prova Le Mans 6h, em 29 e 30 de novembro, além de um mini tablet. O vencedor entre todos os finalistas receberá como prêmio um carro zero quilômetro das mãos de Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de F1 e membro da Comissão de Pilotos da FIA, Federação Internacional de Automobilismo.

O programa ganhará uma página no Facebook para difundir informações sobre segurança no trânsito, onde os internautas poderão acompanhar o desempenho dos estudantes participantes da avaliação.

“Segurança no trânsito é um hábito de saúde que aprendemos ao longo da vida. E todo hábito de saúde é uma escolha e uma ação: use o cinto, não beba antes de dirigir, desconecte o celular, modere a velocidade. Atitudes simples geralmente decidem tudo no trânsito”, reforça o especialista Eduardo Biavati.

Fonte: Automotive Business

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']