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25 de julho de 2024

Aplicativo lança alertas sobre transporte público com notícias em tempo real


Por Pauline Machado Publicado 18/03/2022 às 17h10 Atualizado 08/11/2022 às 21h13
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A nova funcionalidade do aplicativo proporciona aos usuários do transporte público São Paulo e Rio de Janeiro, em tempo real pelo celular, o recebimento de informações sobre mudanças na rota ou problemas.

Tendo como base os dados do aplicativo da Quicko – startup brasileira de mobilidade urbana – que em dezembro último registrou o envio de mais de 3 mil e 27 mil alertas na plataforma por usuários do transporte público, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, o ecossistema da mobilidade urbana anuncia mais uma iniciativa no seu aplicativo: o QuickoAlerta.

A nova funcionalidade proporciona aos seus usuários, em tempo real pelo celular, o recebimento de informações sobre mudanças na rota ou problemas em linhas de ônibus, trens e metrôs.  Além disso, o app  avisa sobre problemas como greves, alagamentos, linhas com lentidão, entre outras informações, também em tempo real, através do monitoramento de perfis em redes sociais oficiais e de usuários das principais plataformas digitais, o app da Quicko.

As pessoas podem, ainda, acompanhar as notícias do QuickoAlerta também pelo perfil do twitter da startup. Com atualizações ágeis e diárias, todas as informações do transporte podem ser consultadas a qualquer momento, auxiliando também quem não tem o app instalado. Assim, os usuários também poderão alterar seus trajetos com antecedência ou se preparem para qualquer mudança repentina.

Experiência positiva

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, no Brasil, indicam que cerca de 44% da população tem o transporte público como principal modal para se deslocar. E, segundo a empresa, isso justifica a sua missão de apoiar essa parcela da população que depende do transporte público diariamente.

“Com essa funcionalidade, é possível que as pessoas se programem, alterando a sua rota no momento em que ela recebe a notícia. A novidade da Quicko é muito importante para que os milhares de usuários do transporte público também possam desfrutar deste nível de previsibilidade. Bem como, tenham uma experiência mais positiva de mobilidade nas suas cidades”, explica Luísa Peixoto, Gerente de Políticas Públicas da Quicko.

Ser um parceiro do transporte também envolve inteligência de dados e análise de comportamento. Dados do app da Quicko em São Paulo demonstram que cerca de 9 em cada 10 usuários do app na cidade fazem trajetos diários de 10km ou mais. Além disso, 43% dos deslocamentos na plataforma ficam acima de 1 hora. Com essa visão, a Quicko entrega junto a gestores públicos e operadores de transporte, soluções assertivas para melhorar a experiência de quem se desloca todos os dias pela capital paulista.

Números em ascensão

Pedro SommaPedro Somma, CEO da Quicko. Foto: Arquivo Pessoal.

De janeiro de 2021 para o mesmo mês de 2022, o número de usuários ativos da Quicko cresceu 30% na cidade. “Durante a quarentena imposta pela pandemia, muitas pessoas não puderam ficar em casa. Nesse sentido, passaram a buscar ferramentas que trouxessem mais conforto e segurança para seus deslocamentos. O app da Quicko traz isso, mostrando informações relevantes sobre o transporte público, como a localização de ônibus e as principais notícias do transporte. Essa utilidade vai além da pandemia. Todos os dias, muitas situações influenciam o deslocamento, por isso agora ampliamos a nossa capacidade de apoiar os usuários, com alertas diretamente em seus celulares. Dessa forma, eles podem se deslocar com tranquilidade e segurança”, acrescenta Pedro Somma, CEO da empresa

Ele finaliza enfatizando que a startup aposta ainda em ser um assistente para quem se desloca pelas cidades. O objetivo é garantir, por meio de e inteligência de dados, mais previsibilidade e conveniência na jornada. “Com isso, as pessoas poderão se programar e evitar aglomerações desnecessárias, o que também atribui maior segurança ao seu trajeto diário”, reforça.

 

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