Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2024

Como o 5G influencia o setor automobilístico?


Por Agência de Conteúdo Publicado 03/09/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h04
Ouvir: 00:00

A quinta geração da Internet está prometendo diversas mudanças na rotina dos usuários, impactando não somente dentro das casas, mas também nos veículos.

Segundo projeções da IDC Brasil International Data Corporation Pesquisa de Mercado e Consultoria Ltda, a chegada das redes móveis 5G irá gerar investimentos de até US$ 25,5 bilhões, até 2025, no mercado brasileiro de tecnologia, inclusive no setor automobilístico. Principalmente em componentes voltados para a inteligência artificial e outros componentes importantes.

Um dos setores que estão mais ansiosos pela implementação plena desta novidade, é o setor automobilístico que será revolucionado completamente por essa tecnologia. Atualmente, existe uma demanda muito grande pelos carros autônomos que são completamente dependentes do 5G, mas a facilidade dessa tecnologia, vai muito além.

Isso porque com uma taxa de dados de até 10 Gbps. Ou seja, até 10 vezes maior do que o potencial máximo do 4G e 4.5G, latência, de surpreendentes, 1 milissegundo, e uma banda larga mil vezes mais rápida por unidade de área, segundo a Thales Group.

A tecnologia embarcada dentro dos carros irá mudar. Além disso, no momento da compra de um carro, a consulta de placa, que é ideal para ver se o veículo não possui nenhuma pendência registrada, vai ser realizada em questão de poucos segundos. Esse tipo de agilidade vai facilitar para os vendedores e deixar o processo de aquisição bem mais preciso, assertivo e transparente.

Para quem acha que esse tipo de coisa vai demorar a chegar no Brasil, alguns modelos da Volvo e BMW já utilizam chips telefônicos próprios para abastecer seus sistemas. Isso completamente independente do smartphone do condutor, que pode configurá-lo da maneira que achar melhor.

Comunicação

Além de tudo isso, o 5G no setor automobilístico também trará uma comunicação inédita entre os veículos, conhecida como V2V, ou Vehicle to Vehicle. Nesse sistema, eles podem conversar entre si. Trocando informações, como tráfego, condição da via, e em alguns casos, até mesmo solicitar socorro, sem que precise ser acionado pelo motorista ou ocupante.

E, também, no momento da condução, o seu veículo pode saber em tempo real se a via em que você vai passar está em uma situação de tráfego ruim. E, nesse sentido, pode te sugerir uma mudança automaticamente, sem que seja necessário você realizar nenhuma alteração na configuração do aplicativo.

Graças a essa interação também motivada pela Internet das Coisas, o seu carro também pode dizer para você que precisa passar no supermercado para comprar algum item necessário que acabou. Ou, ainda, que você esqueceu de abastecer. Para isso, seu veículo pode se conectar com a sua geladeira, sugestionando isso automaticamente.

Com tudo isso, é interessante vermos o quanto a tecnologia ainda pode ajudar em nosso dia a dia. Não somente no sentido automobilístico, mas como a integração de informações vai facilitar nossa rotina, deixar tudo mais preciso. Então, que seja bem-vinda!

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *