Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Como os veículos elétricos ajudam na logística de transporte

Os veículos elétricos têm um papel fundamental no setor de logística: o da chegada do produto no destino final.


Por Pauline Machado Publicado 02/12/2022 às 13h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Novembro ficou conhecido como o mês das vendas devido à temporada de compras com significativas promoções, sobretudo no mercado online. E, é neste sentido que os veículos elétricos têm um papel fundamental na logística: o da chegada do produto no destino final, proporcionando rapidez e economia aos lojistas e satisfação garantida dos consumidores.

Para o Last Mile, como é chamada a última etapa da entrega, uma solução sustentável pode promover economia e menos impacto ambiental, unindo qualidade, sustentabilidade, economia e tecnologia na última etapa de entrega.

Além de os veículos elétricos não emitirem ruído e nem gases poluentes, eles fomentam o objetivo de transformar a mobilidade no Brasil.

Sustentabilidade e mercado

De acordo com João Hannud, Diretor Executivo da Cicloway, montadora nacional de veículos elétricos, as soluções apresentadas com este propósito contribuem não apenas para o comércio aproveitar a oportunidade na última etapa de entrega, conhecida como Last Mile (última milha), mas, sobretudo para oferecer aos seus consumidores uma logística de transporte rápida, eficiente e cuidadosa, prezando pelo tempo de entrega do serviço e com a preocupação de menor impacto ao meio ambiente.

“Ao participar do movimento Green Last Mile, que une qualidade, sustentabilidade, economia e tecnologia na última etapa de entrega, os lojistas têm muito a ganhar. Essa também é uma ótima oportunidade para as empresas mostrarem na prática o seu comprometimento com as questões ambientais e até mesmo fazer economia de combustível. É importante que as empresas zelem e façam a adesão de processos sustentáveis da primeira até a última etapa da jornada de compra, haja vista que há também uma grande tendência entre os consumidores de valorizar marcas que trabalham com sustentabilidade e baixo impacto ambiental”, ressalta.

Na prática

Uma das empresas que já conta com os benefícios dos veículos elétricos com emissão zero de CO2 para suas entregas, é o Da Santa.

Há dois anos a empresa utiliza tuk-tuks. Esse é um modelo de triciclo motorizado, com cabine para transporte de passageiros ou mercadoria, em seu delivery. Dessa forma, mesclando as entregas utilizando tanto os ciclomotores quanto veículos a combustão, a depender da demanda. “Começamos com o Saúva e agora, estamos com o Formigão. Entre as vantagens, para nós o grande diferencial é a emissão zero de CO2, que está alinhada com os nossos objetivos. Além disso, claro, a agilidade e a facilidade de estacionar”, atesta o diretor e fundador do Da Santa, Julio Aoki.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *