27 de abril de 2025

27 de abril de 2025

Desafios sobre rodas: as rotas mais radicais que todo motorista deveria conhecer 

O trânsito urbano está longe de ser um lugar para viver grandes emoções, mas isso não significa que não existam aventuras nas quatro rodas. Uma das alternativas é a busca pelas ditas “rotas radicais”.


Por Agência de Conteúdo Publicado 29/03/2025 às 13h30
Ouvir: 00:00
rotas radicais
O trânsito urbano está longe de ser um lugar para viver grandes emoções, mas isso não significa que não existam aventuras nas quatro rodas. Foto: Antonio Janeski no Unsplash

Você sabe quais são as rotas mais radicais que todo motorista deveria conhecer? Seja você alguém que dirige apenas em estradas ou um aventureiro por natureza, o que não faltam são destinos que enchem os olhos, ao mesmo tempo em que proporcionam experiências inesquecíveis aos motoristas.

Naturalmente, a fim de tirar o melhor proveito desse tipo de aventura, é necessário responsabilidade. Isso inclui ter um bom seguro automotivo online para se prevenir de qualquer tipo de imprevisto e respeitar todas as normas de trânsito do local onde irá dirigir. Pensando nisso, selecionamos 3 dos destinos radicais que todo motorista deveria conhecer!

1. Rotas mais radicais que todo motorista deveria conhecer: Rota 66

É impossível falar sobre as rotas mais radicais que todo motorista deveria conhecer sem mencionar aquela que com certeza é a estrada mais famosa dos Estados Unidos e possivelmente do mundo: a Rota 66! O trajeto é o principal destino turístico dos motoristas que apreciam o automobilismo radical.

Não se trata de um trajeto perigoso como muitos outros que ganham o título de radicais, mas sem sombra de dúvidas a Rota 66 merece ser conhecida por todos!

Cruzando oito estados americanos e com quase 4.000 km de extensão, a estrada é um verdadeiro mergulho na cultura e história dos Estados Unidos. Durante o percurso, é possível encontrar postos de gasolina antigos, lanchonetes clássicas e paisagens que parecem saídas de um filme.

O clima desértico em alguns trechos pode representar desafios para os motoristas, então, antes de embarcar nessa jornada, vale a pena fazer uma boa revisão no carro e contar com um seguro que cubra possíveis imprevistos na estrada.

2. Quem disse que o Brasil fica de fora? Chapada dos Veadeiros

O Brasil é conhecido por inúmeras coisas, incluindo suas belezas naturais, mas estradas radicais não costumam ser incluídas no pacote. Isso é um erro: nós temos inúmeros exemplos! Um deles é a rota da Chapada dos Veadeiros, a qual, além da emoção, ainda é recomendada pelas suas belas paisagens.

Uma parte da Chapada dos Veadeiros fica dentro do parque que leva o seu nome; e uma extensão do trajeto deve ser feita apenas a pé, a fim de apreciar adequadamente as belezas naturais. Mas não se engane: para quem gosta de dirigir, a experiência começa bem antes da chegada ao parque.

As estradas de terra, cheias de trechos acidentados e rodeadas por vegetação típica do cerrado, tornam a viagem ainda mais emocionante. Em períodos de chuva, o caminho pode ficar escorregadio, exigindo veículos mais preparados para off-road.

Como a viagem envolve estradas menos estruturadas e possíveis desafios no percurso, garantir que o seguro esteja em dia é essencial. Se ainda não possuir, vale a pena fazer uma cotação de seguro auto online antes de pegar a estrada. Problemas mecânicos ou imprevistos, como pneus furados, podem acontecer em locais mais isolados, onde a assistência pode demorar.

Ter um seguro que ofereça cobertura para guincho e atendimento em áreas remotas pode fazer toda a diferença, permitindo que você curta a aventura com mais tranquilidade. Além disso, antes de pegar a estrada, vale conferir se a apólice cobre danos causados por terrenos acidentados, garantindo ainda mais segurança na viagem.

3. A rota mais perigosa do mundo: Passagem Rohtang, na Índia

Fechando a lista de rotas mais radicais que todo motorista deveria conhecer está aquela que é, de longe, a mais perigosa dentre os exemplos trabalhados. Falamos aqui da Passagem Rohtang, na Índia, famosa pela sua neve; o que, é claro, pode ocasionar em deslizamentos de terra, avalanches e mais.

Ou seja, não se trata de uma estrada recomendada para quem não seja experiente e conheça bem o local! Apesar disso, há alternativas seguras que não deixam de lado a emoção, como rotas guiadas. Tudo isso sem deixar de lado o fato de que se trata de uma das estradas mais bonitas de todo o mundo.

O que não faltam são rotas mais radicais que todo motorista deveria conhecer, o que significa que a lista acima poderia facilmente ter dez vezes mais itens! Acima de tudo, o mais importante é que jamais coloque o desejo por aventuras acima da sua segurança e da segurança daqueles que o acompanham.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *