Empresa de transporte por aplicativo registra redução de 40% das ocorrências durante viagens
Segundo o levantamento, as ocorrências relacionadas à agressão verbal contra motoristas e passageiros caíram 40% por milhão de corridas.
Na primeira semana do mês de dezembro, a 99 divulgou o balanço que trouxe entre os seus dados, a redução de até 40% de ocorrências nas viagens de transporte por aplicativo por milhão de corridas realizadas pela plataforma de janeiro a outubro deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado.
Segundo o levantamento, os incidentes relacionados à agressão verbal contra motoristas e passageiros caíram 40% por milhão de corridas em dez meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2021.
O mesmo aconteceu com as ocorrências em viagens por transporte de aplicativo de violência sexual. Uma queda de 19%, seguida dos relatos de agressões físicas, que reduziu em 14%. Quando considerados todos os tipos de incidentes contra motoristas e passageiros, a queda foi de 14,7%, em comparação com o mesmo período de 2021.
Outros números
Os dados mostram significativa tendência de queda nos casos de ameaça à vida ou à integridade física. Ou seja, comparando o período de janeiro a outubro deste ano com todos os meses de 2021, a redução de ocorrências foi de 28,3% incidentes por milhão de corridas. Além disso, o viés de redução se mostra consolidado para o final do ano.
As agressões contra os motoristas parceiros registraram uma queda de 19% por milhão de corridas em comparação com setembro. No caso de passageiros, a redução foi de 17% por milhão de corridas no mesmo período.
De acordo com Priscilla Ferreira, diretora de Consumer Experience da 99, a estimativa é que, até 2024, mais de R$ 150 milhões ainda sejam investidos. Este ano foram aplicados cerca de R$ 100 milhões em melhorias contínuas da plataforma e cuidados com os motoristas.
“O compromisso da 99 com a segurança de motoristas e de passageiros é permanente. Conseguimos atingir uma redução significativa em incidentes durante viagens, no entanto, para nós, o índice tolerável de ocorrências é zero e seguimos investindo para oferecer ainda mais segurança”, afirma.
Guia da Comunidade
Para aprimorar a comunicação da empresa com seus usuários assim como com a sociedade, além de fortalecer e promover o debate sobre a importância do respeito entre motoristas e passageiros, a 99 atualizou seu Guia da Comunidade. Este é um material desenvolvido em parceria com o Instituto Ethos, referência em responsabilidade social empresarial. O objetivo é estimular comportamentos e práticas para melhorar o convívio durante as viagens. “Nós, da 99, trabalhamos constantemente para garantir a melhor experiência para toda a comunidade. Com essa atualização do Guia da Comunidade objetivamos fomentar ainda mais o respeito, a gentileza e a empatia durante as viagens na nossa plataforma. Acreditamos que esse é o caminho para entender os desafios e proposições que também possibilitam a construção de uma sociedade mais justa e sustentável”, enfatiza Priscilla Ferreira.
O Guia da Comunidade, que completa três anos de criação neste mês de dezembro, está disponível no site https://99app.com/guiadacomunidade99/. Ele traz capítulos sobre respeito às diferenças, comportamentos aceitos ou não bem como orientações sobre como transformar todas as viagens numa experiência segura, pontual e eficaz para todos. Além disso, outros pontos, como transporte adequado de crianças, de animais e direção segura.