Empresa explica como funciona carro por assinatura
Zignet conta por que o carro por assinatura está ganhando tanto espaço no mercado e as vantagens dessa modalidade de locação mensal.
Já pensou em ter um veículo zero quilômetro sem pesar no bolso? Sem ter que pagar IPVA nem se preocupar com o seguro? Se você gostou da ideia, o carro por assinatura pode ser a solução.
O que é carro por assinatura?
O carro por assinatura é uma modalidade de aluguel de carro mensal que te permite utilizar um carro zero quilômetro mediante um contrato com a empresa que oferece o veículo.
O valor pago mensalmente varia conforme o modelo e o tempo estipulado, que geralmente pode ser de 12 a 48 meses.
”Os contratos mais longos costumam sair mais em conta. E a mensalidade normalmente pode ser paga
por boleto ou por cartão de crédito. No contrato também é estipulada uma franquia mensal de quilometragem, que você pode escolher de acordo com a necessidade de uso do veículo”, explica Paulo Loffreda, sócio e fundador da Zignet.
Loffreda também conta que ao fim do contrato ele pode ser renovado e o condutor receberá outro veículo zero quilômetro.
Vantagens do carro por assinatura
Uma das vantagens do carro por assinatura é justamente essa: você está sempre com um carro zero quilômetro. “Se você fizer um contrato de 1 ano, por exemplo, ao final do período você pode fazer a renovação, pegando outro carro igual, só que zero quilômetro, ou fazer novo contrato com duração e/ou modelo diferente de veículo — que também será 0Km”, afirma.
Nos contratos mais longos, o máximo que pode acontecer é, com o passar do tempo, o condutor ficar com um carro seminovo, já que ele pegou o veículo zero lá no início do acordo.
E isso acaba gerando outra vantagem.”Você não vai precisar se preocupar com a depreciação do veículo e estar sempre rodando com um carro novinho em folha”, garante.
Modalidade é econômica e tem ótimo custo-benefício
Outra vantagem é o ótimo custo-benefício, uma vez que o contrato de carro prevê que você não tenha despesas com manutenção do veículo, IPVA, nem seguro. “Ou seja, você faz uma assinatura de carro zero e fica livre de várias obrigações, tendo que se preocupar apenas em pagar a mensalidade do contrato e colocar combustível. O restante fica sob responsabilidade da empresa contratada”, revela.
Assim você economiza diversos gastos. Como, por exemplo: oficina; pesquisa, cotação, contratação e renovação do seguro; emissão e pagamento do IPVA. Além de regularização da documentação veicular; manutenção e revisões preventivas e várias outras burocracias.
É uma ótima opção para quem, além de apresentar uma renda para esse investimento, deseja maior facilidade para se organizar financeiramente. Além disso, ficar com o orçamento um pouco mais leve o ano inteiro.
Possibilidade de personalização e flexibilidade
Geralmente as pessoas jurídicas que optaram pelo plano de assinatura de automóveis para sua frota também têm a vantagem de poderem personalizar o carro na maioria das empresas de assinatura automotiva.
“Bastante flexíveis, os contratos de carro por assinatura não costumam ter entrada e ainda possibilitam o pagamento por diversas vias, como cartões de crédito e boletos. Por outro lado, algumas empresas ainda
oferecem vários benefícios, como mensalidades grátis em tags de pedágio, descontos em estacionamentos de aeroportos e hotéis, e cashback”, fala Loffreda sobre a facilidade.
Como funciona a multa no carro por assinatura?
Um ponto importante é em relação às multas no carro por assinatura. Ela funciona da mesma forma que em um carro que você mesmo compra: ela é emitida em nome do proprietário do veículo. Que, nesse caso, é a
locadora.
“Isso não significa que quem fez a assinatura de automóveis não tenha responsabilidade sobre ela. Muito pelo contrário. A locadora recebe a multa e repassa ao condutor a cobrança do valor da multa”, alerta.
Porém, mesmo esse processo é simplificado, porque geralmente a empresa já inclui na mensalidade uma taxa pela gestão de multas. ”Assim, a cobrança do valor da infração cometida pelo condutor é feita diretamente
na mensalidade de aluguel. Se o condutor atrasar ou negar o pagamento, a locadora pode entrar com medidas legais que podem ir da suspensão do contrato de locação à cobrança de taxas extras”, diz.
“Na Zignet você faz isso em poucos instantes. Basta colocar a placa do carro e todos os débitos veiculares vão aparecer na mesma página. Assim você saberá sempre que houver cometido uma infração que gerou multa. De
qualquer forma, a dica é ler bem o contrato do veículo por assinatura para entender suas responsabilidades em relação às multas e seguir as orientações da empresa”, recomenda.
É possível recorrer da multa do carro por assinatura?
Caso você analise a multa e perceba que há informações incorretas ou incompletas, ou tem como provar que seria impossível ter cometido aquela infração naquela hora e lugar, é possível recorrer da multa do carro por
assinatura.
Porém, você não pode fazer isso sozinho. “É preciso entrar em contato com a empresa e fornecer todos os detalhes. Siga então a orientação da locadora, sempre com o cuidado de não perder prazos e acompanhar o
progresso do recurso até que uma decisão seja tomada”, orienta.
Se a multa já tiver sido paga, pode ser possível entrar com recurso ou não. “Isso porque o pagamento da multa é um tipo de reconhecimento da infração. Mas cada caso deve ser analisado individualmente, então siga
sempre a orientação da locadora”, afirma.
Tenha mais mobilidade e praticidade com o carro por assinatura
O carro por assinatura é uma boa opção para quem quer usufruir das vantagens de usar um carro zero quilômetro sem dor de cabeça com custos e burocracias. Mas é preciso entender que o plano de assinatura é ideal para quem aceita bem o conceito de uso, e não de posse.
Assim, você tem todo o conforto para usar no dia a dia o carro 0Km. E, sem se preocupar com financiamento, pagamento de IPVA, oficinas, licenciamento, seguro ou desvalorização do bem.
Na Zignet você acompanha toda a situação da multa do carro por assinatura de forma rápida e prática e não é pego de surpresa.