Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de março de 2024

2º Grande Encontro de Rurais terá palestra para esclarecer dúvidas comuns de colecionadores

No encontro deste ano, entre diversas atividades, ocorrerá uma palestra com Celso Mariano, que é referência nacional quando o assunto é educação para o trânsito.


Por Mariana Czerwonka Publicado 23/01/2024 às 11h00 Atualizado 24/01/2024 às 14h34
 Tempo de leitura estimado: 00:00
2º Grande Encontro Rurais
Foto: Divulgação Nova Petrópolis

Nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro de 2024, na Serra Gaúcha, colecionadores e admiradores de carros antigos estarão reunidos para o 2º Grande Encontro Internacional de Rurais. O evento é conhecido por ser um dos maiores do gênero já documentados e é aberto ao público em geral. De acordo com os organizadores, o objetivo é abrir a popularizar o evento que já faz parte do circuito que atrai admiradores de carros antigos e comemorar os 78 anos da Rural.

No encontro deste ano, entre diversas atividades, ocorrerá uma palestra com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, que é referência nacional quando o assunto é educação para o trânsito. Entre os temas abordados no encontro, Mariano falará sobre: placa preta, alteração dos veículos e manutenção básica.

Assista aqui o vídeo de divulgação do evento!

Quem é Celso Mariano

Celso Alves Mariano é engenheiro (UFSM/1988) e especialista multidisciplinar em trânsito (PUCPR/2002). Radialista profissional (DRTMT/1993) e apresentador de programas televisivos (1993/1996).

É Sócio-fundador da Tecnodata Educacional Ltda (1996), e Diretor de Conteúdo e Marketing. É fundador do Instituto Prevenir (2004); Diretor do Portal do Trânsito (2007). Em 2012 foi Diretor de Educação da SETRAN – Secretaria de Trânsito de Curitiba-PR, período em que integrou a Câmara Técnica Consultiva de Educação do CONTRAN e Coordenou o Projeto Vida no Trânsito de Curitiba.

É fundador da Câmara Setorial de Trânsito da Associação Comercial do Paraná e do CONSEG do Bairro Hugo Lange/Curitiba. É educador, palestrante e consultor em escolas, CFCs, transportadoras, ONGs, nos mais variados tipos de empresas cujos setores de Segurança, CIPA, RH, perceberam a relevância da Educação para o trânsito. Suas opiniões e análises sobre comportamento, cultura, educação, tecnologias, planejamento, gerenciamento e segurança em mobilidade permeiam as diversas matérias do Portal do Trânsito e fazem parte da pauta de diversos veículos de comunicação do país inteiro.

Ouça o áudio completo do especialista sobre a palestra no 2º Grande Encontro de Rurais:

A história da Rural

O lançamento da Rural Willys aconteceu nos Estados Unidos em 1946 com o nome de Willys Jeep Station Wagon. Foi o primeiro veículo do tipo com a carroceria toda em metal, em contrapartida às carrocerias de madeira, então comuns.

Com pequenas diferenças, houve a produção do veículo em outros países. Como, por exemplo, no Japão, onde foi fabricado pela Mitsubishi, com o nome J37. Além disso, na Argentina, onde as Industrias Kaiser Argentina (IKA) fabricou o veículo, que ficou conhecido como Estanciera.

O modelo brasileiro foi redesenhado em 1960 utilizando como inspiração a arquitetura moderna de Brasília, em construção na época. Nesse sentido, este desenho acompanhou a Rural até o encerramento de sua produção em 1977.

É possível considerar a Rural Willys “avó” dos atuais utilitários esportivos existentes. Isso porque era um veículo com espaço para a família, mais robusto e com vocações off-road. Ou seja, capaz de enfrentar ruas e estradas de terra, lama ou mal conservadas.

Serviço:

Data: 2, 3 e 4 de fevereiro

Local: Rua Coberta – Nova Petrópolis/RS

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *