Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de junho de 2024

ANTT realiza evento Sustentabilidade e Resiliência da Infraestrutura Viária

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará, no dia 5 de junho, o evento Sustentabilidade e Resiliência da Infraestrutura Viária.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 28/05/2024 às 15h00
Ouvir: 00:00
Infraestrutura viária
O evento Sustentabilidade e Resiliência da Infraestrutura Viária tem o objetivo de contribuir para a devida abordagem de questões climáticas. Foto: Divulgação ANTT

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará, no dia 5 de junho, o evento Sustentabilidade e Resiliência da Infraestrutura Viária, com o objetivo de desenvolver as capacidades internas e contribuir para a devida abordagem de questões climáticas, que têm se intensificado e exigido cada vez mais atenção de agentes e gestores públicos, de cientistas e do setor produtivo.

O evento será dividido em painéis temáticos. Inicialmente, haverá a apresentação de atores relevantes na condução da política climática, seus papeis e os mecanismos pelos quais os fenômenos climáticos e, por conseguinte, desastres naturais ocorrem. De acordo com o órgão, pretende-se deixar clara a interface entre ciência e formulação de políticas públicas para prevenção e redução do risco de desastres. Além disso, a avaliação de cenários, dados e produção de informações críticas à elaboração de políticas públicas.

Conforme a ANTT, a segunda parte do evento trará abordagem de outros aspectos relacionados à sustentabilidade de modo a contemplar o Pacto Global, de que o Brasil é signatário, e que se fundamenta na persecução dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

Serão contextualizados, nessa etapa, os esforços nacionais em face dos desafios a serem enfrentados para o alcance das metas estabelecidas e perspectivas setoriais.

No segundo painel do evento, o destaque é para dois projetos da ANTT que têm a sustentabilidade como elemento central. Um deles é a inserção de elementos socioambientais nos contratos de concessão e do desenvolvimento. Ou outro, a implementação de índice que os contempla no transporte rodoviário de cargas.

Clique aqui para se inscrever.

Confira abaixo a programação do evento:

image-2

Será possível assistir o evento aqui:

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *