Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

IA: 5 aplicações para criar Cidades Inteligentes, como monitoramento por vídeo em tempo real

Especialista destaca algumas aplicações da tecnologia de processamento multimídia de imagens com IA para criar Cidades Inteligentes.


Por Pauline Machado Publicado 08/11/2023 às 14h30
Ouvir: 00:00

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, a mobilidade, a segurança e a organização locais, as Cidades Inteligentes, ou ‘Smart Cities’, já estão sendo desenvolvidas no Brasil e no mundo, por meio da implantação de recursos tecnológicos nos espaços urbanos.

As inovações que utilizam Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias para facilitar a rotina são uma tendência de destaque na construção das cidades do futuro, especialmente quando aplicadas ao monitoramento por vídeo em tempo real.

Neste aspecto, aplicar tecnologia de ponta como ferramenta de monitoramento e controle de trânsito, circulação de pessoas, manutenção de obras e construções prontas, oscilações climáticas e outras variáveis ligadas às dinâmicas urbanas é, de acordo com Eduardo Vargas, Business Development Manager da Graymatics, organização global no processamento cognitivo multimídia, um dos fatores-chave para a criação de Cidades Inteligentes.

“Quando utilizamos o monitoramento por vídeo em tempo real (seja em drones ou em câmeras fixas) combinado à Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e Big Data Analytics, tornamos possível a prevenção de acidentes, engarrafamentos, desmoronamentos de estruturas e até situações violentas, como assaltos e brigas, por exemplo”, evidencia o executivo.

Diante do cenário, especialista destaca algumas aplicações da tecnologia de processamento multimídia de imagens com IA para criar Cidades Inteligentes:

1. Avisos antecipados

Câmeras de vídeo já captam imagens durante 24h por dia nas cidades, mas ainda é preciso ter alguém que assista as imagens e sinalize situações de risco. No entanto, quando a área passa a ser monitorada por câmeras com IA e em tempo real, o próprio sistema identifica tudo o que acontece ou pode acontecer e automaticamente aciona serviços de segurança, saúde e utilidade pública, sem a necessidade de intervenção humana, o que melhora a assertividade e o tempo de resposta das autoridades.

2. Circulação nas ruas

O sistema pode ser configurado para detectar diversas infrações de trânsito, aumentando a fiscalização de condutores imprudentes, e ainda envia informações sobre objetos na pista e suas condições – neblina, espelhos d’água, formação de gelo, tempestades ou superaquecimento do asfalto. Outra vantagem é a análise de circulação de pessoas e veículos, que ajuda as autoridades a remanejar o deslocamento de forma inteligente. Assim, organizando o fluxo pelas vias.

3. Situações de emergência

Quando uma situação acidental ocorre, a IA consegue identificar e reportar de forma automática, o que acelera a chegada dos socorristas.

4. Segurança nas áreas públicas

O sistema de inteligência artificial aciona a polícia automaticamente ao detectar furtos, roubos, comportamentos suspeitos ou agressões físicas. O que auxilia na redução da criminalidade.

5. Monitoramento de obras

Esta aplicação é útil na manutenção preventiva de construções e também ao longo do tempo, evitando desabamentos. Assim que a obra se inicia, a IA compara o projeto na planta com a execução na prática. Isso é excelente para prevenir colapsos por falhas durante a construção. Depois que o projeto fica pronto, o sistema ajuda a fazer a manutenção, monitorando o desgaste pelo uso.

“Em uma Cidade Inteligente, a tecnologia é uma aliada da população e das autoridades, ou seja, ela trabalha em conjunto com as pessoas para entregar análises rápidas e eficientes que melhoram o controle de áreas públicas. É isso que buscamos entregar com soluções como o Urban Vision”, finaliza Eduardo Vargas, Business Development Manager da Graymatics.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *