Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de julho de 2024

Carro seminovo: alternativa econômica para quem busca mobilidade em 2024

Alguns pontos importantes devem ser levados em consideração antes de trocar ou comprar um carro seminovo.


Por Pauline Machado Publicado 07/02/2024 às 15h00
Ouvir: 00:00
Comprar carro seminovo
Os altos preços dos carros 0km podem se tornar um desafio e isso abre espaço para a compra de um carro seminovo. Foto: bjjenzor@gmail.com para Depositphotos

Embora o tamanho da frota de carros do País já seja consideravelmente alta, composta por em torno de 60 milhões de veículos, muitos brasileiros não abrem mão de ter um carro próprio. Seja pela facilidade de locomoção e mobilidade, seja pelo fato de muitas vezes não conseguirem um transporte público que atenda às suas necessidades.

Outro dado interessante é que a média brasileira de uso do carro para trabalhar é maior do que a mundial. Enquanto mais da metade dos brasileiros (56%) afirmam usar transporte público para trabalhar, estudar ou até mesmo passear, no Brasil, 88% dos entrevistados preferem usar o carro próprio no dia a dia para os mesmos fins. Já a média global é de 80% – isso levando em conta 20 países e 15 mil entrevistados. Os dados são do recente estudo sobre mobilidade realizado pelo Mobility Consumer Index 2023, produzido pela EY.

No entanto, se por um lado o brasileiro preza pelo conforto de ter um veículo à sua disposição, por outro, os altos preços dos carros 0km podem se tornar um desafio. E esse fato abre espaço para a compra de um carro seminovo – uma alternativa econômica para quem busca mobilidade, com um preço mais acessível devido à baixa desvalorização em comparação aos veículos novos.

Alguns pontos importantes, porém, devem ser levados em consideração antes de trocar ou comprar um carro seminovo. Pensando nisso, a Kavak – plataforma de compra e venda de carros seminovos, listou os pontos importantes. Acompanhe!

1. Escolha do local

Escolha uma concessionária ou loja que lhe transmita confiança ou que você já conheça. Tradicionalmente, o mercado de seminovos era visto com incertezas, uma vez que as transações ocorriam entre pessoas físicas. Entretanto, novos modelos de negócios mudaram as regras do jogo, oferecendo uma experiência mais ágil, digital, com catálogos e atendimento online e personalizado, além de revisões e garantias. Atualmente, é importante que o cliente receba apoio caso venha a ter problemas com o produto. Esteja atento aos serviços de pós-venda que uma empresa oferece, pois este quesito faz a diferença durante a sua experiência enquanto proprietário de um veículo.

2. Orçamento e objetivos

Determinar o seu orçamento e definir as suas necessidades com o carro são fundamentais. Pergunte-se, por exemplo, qual o uso você fará do automóvel, se o carro será utilizado prioritariamente para lazer ou trabalho. Busque empresas com opções variadas em seu catálogo, uma vez que o carro ideal depende da necessidade e realidade do cliente, naquele determinado momento.

Porém, lembre-se: comprar um carro não se limita apenas ao preço de compra do veículo. Muitas vezes, na transação entre pessoas físicas, o consumidor se impressiona com um valor mais alto, mas não considera os custos ocultos, como transferência dos documentos, revisão ou troca de pneus, por exemplo. Neste sentido, as plataformas especializadas ajudam a evitar este tipo de problema.

3. Histórico do veículo e documentação

Uma das maiores preocupações dos clientes na hora de comprar um seminovo é justamente o histórico do carro. Invista um tempo em buscar negócios que te auxiliem neste processo. Na Kavak, um dos retornos positivos dos clientes é justamente o fato da empresa não fazer intermediação: a Kavak compra e faz revisões nos carros antes de vendê-los a outros consumidores, o que traz tranquilidade para o comprador, que sabe que aquele automóvel passou por uma inspeção mecânica e tem toda a documentação em ordem.

4. Preço

No Brasil, a Tabela Fipe é utilizada como base para a busca dos preços médios dos veículos seminovos e usados. Quanto melhor o estado do carro, menor tende a ser o custo com manutenções. No entanto, é preciso considerar custos como cartório, documentações e manutenção do veículo na hora de comprar um carro. Na plataforma mencionada, a empresa conta com um algoritmo próprio, baseado em Inteligência Artificial, para definir a melhor oferta de preço tanto para quem compra quanto para quem vende um seminovo. No algoritmo, analisa-se os dados de mercado em tempo real e consegue-se chegar ao valor real de mercado de cada carro.

5. Test Drive

Por fim, vale ressaltar que, mesmo com uma série de cuidados prévios, pode acontecer que, depois de um certo tempo, o veículo não atenda às expectativas ou necessidades do cliente e de sua família. Ainda que no Brasil já se compre um seminovo garantido 100% online, muitos clientes preferem experimentar o automóvel antes de concluir a compra.

É importante, portanto, se manter informado quanto às políticas da empresa em questão e garantir que você receberá o suporte necessário para realizar a troca do automóvel e encontrar um modelo diferente. Na Kavak, por exemplo, o cliente pode devolver o veículo em até sete dias ou 300 km, se o carro não atender às suas expectativas, com todo o suporte necessário durante o processo.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *