Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de dezembro de 2024

Como dirigir em cidades grandes sem se estressar no trânsito?

Se você é alguém que utiliza o carro para se locomover diariamente, com certeza já viveu inúmeras situações desconfortáveis, mas e se dissermos que dirigir pela cidade não precisa ser algo estressante?


Por Agência de Conteúdo Publicado 17/09/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00
Dirigir em cidades grandes
Foto de Georgia Visacri por Unsplash

Segundo dados publicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o quarto país mais violento do mundo quando o assunto são as mortes no trânsito. Boa parte desses acidentes são causados por imprudência dos motoristas, o que torna o assunto uma questão de saúde pública.

Mesmo quando os resultados de problemas no trânsito não são tão graves quanto o que acontece nos acidentes, o estresse ainda é suficientemente incômodo. Isso é exacerbado nas grandes cidades, onde engarrafamentos causam estresse para todos aqueles que precisam se locomover.

Como motoristas, nós não temos poder suficiente para resolver problemas sistêmicos e de infraestrutura nas estradas das cidades brasileiras, mas podemos mudar nossa atitude. Nesse texto, nós listamos 5 dicas que vão te ajudar a dirigir por centros urbanos de grandes cidades com o menor estresse possível!

1. Tenha um seguro para automóveis

Não é errado dizer que pequenos acidentes (do tipo que não causam danos aos indivíduos, mas prejudicam o automóvel) estão entre as principais causas de estresse no trânsito, especialmente nas grandes cidades. Dirigir com medo dessa questão, então, se torna algo extremamente negativo.

Uma maneira de evitar transtornos desse tipo é ter um seguro de carros. Naturalmente, é preciso conhecer qual o melhor seguro auto digital disponível no mercado, o que facilita essa busca porque não precisa sair de casa e pode fazer uma boa pesquisa com várias comparações de preços. Avalie sempre o site antes de enviar os dados.

O princípio aqui é que você não é capaz de prever o que pode acontecer no trânsito, mas pode controlar a maneira como isso afeta você e suas finanças. Como consequência, se torna possível dirigir de maneira muito mais tranquila, eliminando uma das principais causas de estresse nas estradas.

Mas, garanta que esteja contratando uma das melhores seguradoras para evitar problemas. Para isso, a dica é usar algumas estratégias para não se aborrecer com o seguro auto, por exemplo, pesquisar o que os clientes estão falando e isso pode ser feito pela internet, como no portal do Reclame Aqui.

2. Se possível, evite a “hora do rush”

Quem dirige sabe que alguns horários são muito mais movimentados do que outros. Embora nem todos tenham este privilégio, caso seus compromissos sejam flexíveis, procure dirigir em períodos de pouca movimentação. Você chegará aos destinos mais rápido e evitará uma série de transtornos.

3. Saia de casa com antecedência

Poucas coisas são mais estressantes do que estar atrasado para um compromisso. Seja o início do expediente ou uma consulta médica, dirigir no limite do tempo é a receita para o desastre. Quanto menos tempo você tiver para realizar um trajeto, mais sujeito estará a enfrentar problemas.

Opte por sair de casa com antecedência. É provável que você precise aguardar no local do compromisso, mas é possível usar esse tempo para alguma atividade que o relaxe. E, caso o pior aconteça e o trajeto demore mais do que o esperado, o tempo “extra” evitará que chegue atrasado.

4. Evite caminhos muito movimentados

Conhecer rotas alternativas é uma das melhores formas de evitar engarrafamentos e estresse no trânsito ao dirigir em grandes cidades. É claro que alguns caminhos são mais práticos do que outros (especialmente pelo ponto de vista do tempo), mas pode ser interessante optar por outras maneiras de chegar ao mesmo destino.

5. Encontre formas de espairecer a cabeça

Mesmo nas situações ideais, alguns transtornos no trânsito acabam sendo inevitáveis. Você pode fazer absolutamente tudo certo como motorista e mesmo assim se estressar. A solução, nesses casos, é encontrar maneiras de espairecer a cabeça e não deixar que os problemas tirem o seu sossego.

Uma excelente maneira de “desestressar” é montar uma playlist com músicas que gosta. Pode ser interessante também ouvir podcasts. Caso esteja parado em um engarrafamento, você pode até mesmo utilizar o tempo para se alongar e pensar em outras coisas, sem focar no momento chato.

Seja no deslocamento para o trabalho, a faculdade ou outros compromissos cotidianos, dirigir por grandes cidades sempre vai vir aliado de alguns desafios. Apesar disso, uma mudança de atitude garante que você consiga passar por pequenos transtornos de maneira um pouco mais tranquila.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *