Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de julho de 2024

Processo de licenciamento de veículos contará com Inspeção Veicular em TO


Por Mariana Czerwonka Publicado 04/05/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h37
Ouvir: 00:00
Inspeção veicularA medida visa visa garantir a sustentabilidade e a qualidade de vida nas cidades. Foto: Félix Carneiro.

Desde segunda-feira, 2, o processo de licenciamento de veículos tem como uma de suas etapas a Inspeção Veicular Ambiental no estado de Tocantins. O procedimento, que foi determinado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), por meio da Resolução n° 418/2009, visa garantir a sustentabilidade e a qualidade de vida nas cidades, proporcionando um ar mais limpo e menos poluição sonora.

O Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso (I/M), definido no Estado do Tocantins, é empreendido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO). Os dois órgãos trabalham em conjunto na execução das práticas determinadas pelo Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV), exigido pelo Conama.

Com as medidas referentes ao PCPV, será possível o monitoramento mais preciso das taxas de emissão de gases e partículas poluentes, bem como uma avaliação constante das condições da frota de veículos do Estado.

Além de um controle maior sobre a qualidade do ar das cidades, a Inspeção Veicular Ambiental também observa o funcionamento do veículo como um todo, e em especial ao que se refere aos ruídos. Por isso, a Inspeção periódica contribui para que os veículos tenham sempre condições seguras e agradáveis de uso.

A inspeção

A Inspeção Ambiental será realizada em todo o Estado. A princípio, será implementada nas principais cidades e progressivamente no interior, onde possuem Ciretrans ou postos de atendimento.

Atualmente, a única empresa apta para a realização do trabalho de Inspeção Ambiental é a O2 Vistoria Ambiental de Veículos Automotores Eireli – EPP. Credenciada pela Portaria do Detran n° 053/2016, de 2 de maio.

Para saber mais detalhes sobre o procedimento e os valores cobrados pela inspeção, acesse o site da O2 Oxigênio.

Com informações da Assessoria de Comunicação

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *