28 de abril de 2025

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Transporte por aplicativo no Brasil: crescimento, preferências e impacto no orçamento dos passageiros

No Brasil, os principais meios de locomoção utilizados pela população para deslocamentos diários incluem carros particulares, serviços de transporte público e aplicativos de mobilidade.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 06/04/2025 às 18h00
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transporte por aplicativo no Brasil
As plataformas de transporte continuam se adaptando para atender às demandas e preferências dos passageiros no Brasil. Foto: joasouza para Depositphotos

No Brasil, os principais meios de locomoção utilizados pela população para deslocamentos diários incluem carros particulares, serviços de transporte público e aplicativos de mobilidade. De acordo com dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), no último ano, cerca de 31% dos brasileiros usavam os ônibus para se locomover; quantidade semelhante à das pessoas que preferem os carros particulares (29,6%). Esse levantamento apontou que os serviços de transporte por aplicativos, mesmo que tenham custos mais elevados para os passageiros, têm se caracterizado como concorrentes relevantes na disputa neste mercado. A demanda por esse tipo de serviço saltou de 1%, em 2017, para 11%.

É evidente que esses recentes modos de transporte começaram a desempenhar papéis significativos na mobilidade urbana brasileira. De acordo com dados do aplicativo Maxim, que opera em diversas cidades do país, os usuários demonstram diferentes preferências e padrões de gastos com as corridas.

Conforme números da Maxim, em média, 33% dos passageiros utilizam serviços de transporte por aplicativo apenas uma vez por mês, enquanto 50% deles solicitam corridas de 2 a 8 vezes por mês. 15% deles viajam por aplicativo de 9 a 29 vezes por mês e apenas 2% pedem um veículo por aplicativo diariamente.

Levantamento sobre transporte por aplicativo no Brasil

A plataforma revelou, ainda, que 48,2% dos seus passageiros optam pela tarifa padrão de carro, enquanto apenas 1,4% escolhem a categoria Comfort. Por outro lado, o serviço de moto apresenta grande adesão, sendo utilizado por 48,4% dos clientes.

O levantamento também evidenciou o impacto financeiro do transporte por aplicativo no orçamento dos brasileiros. A maioria dos usuários (65,7%) gasta até 50 reais por mês com esse tipo de serviço. Outros 25% desembolsam entre 50 e 150 reais mensalmente, enquanto 7% gastam de 150 a 300 reais. Apenas 2,2% dos passageiros ultrapassam os 300 reais por mês em transporte pelo aplicativo.

“Os aplicativos de transporte trouxeram uma transformação significativa para a mobilidade urbana no Brasil. Hoje, muitas pessoas conseguem se deslocar de forma mais acessível e conveniente, independentemente da disponibilidade de transporte público. A Maxim vem contribuindo para essa evolução ao oferecer diversas opções de viagem, como o serviço de moto, que tem sido uma solução ágil para quem precisa se locomover rapidamente nas cidades”, afirma Jean Carlos Roza, gerente de desenvolvimento da Maxim no Brasil.

Diante desse cenário, as plataformas de transporte continuam se adaptando para atender às demandas e preferências dos passageiros no Brasil, oferecendo alternativas que se alinham às necessidades de mobilidade e ao perfil econômico dos usuários.

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